Brasil

SP fará testes de covid-19 em professores e alunos da rede municipal

A expectativa é realizar os testes entre 30 e 40 dias. A prefeitura disse que estuda como irá fazer testes nas crianças menores de 3 anos

Covas: ao todo serão testadas 777 mil pessoas, afirmou o prefeito (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Covas: ao todo serão testadas 777 mil pessoas, afirmou o prefeito (Rovena Rosa/Agência Brasil)

AB

Agência Brasil

Publicado em 25 de setembro de 2020 às 17h07.

Última atualização em 25 de setembro de 2020 às 17h38.

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, disse hoje, 25, que vai realizar um Censo da Educação antes de decidir sobre a volta às aulas na cidade de São Paulo. As aulas da rede municipal estão suspensas desde março deste ano, por causa da pandemia do novo coronavírus.

Até este momento, a prefeitura só liberou aulas presenciais, a partir de 7 de outubro, para alunos do ensino superior ou para atividades extracurriculares do ensino infantil, fundamental e médio.

Segundo o prefeito, o Censo não é como os inquéritos sorológicos, que são feitos por amostragem. Dessa vez, serão testados todos os professores e todos os alunos da rede municipal de educação. “A ideia é definir e estabelecer dados que possam orientar a prefeitura, saber quem está imune e organizar o retorno às aulas da forma mais segura possível.”

O Censo será feito por meio de testes sorológicos, que identificam a presença de anticorpos, ou seja, identificam casos passados de infecção pelo vírus. "São testes sorológicos para poder verificar como está a prevalência do coronavírus em todos os alunos da rede municipal e nos profissionais da educação", disse o prefeito.

Ao todo, segundo ele, serão testadas 777.000 pessoas. Desse total, 675.000 são estudantes acima de 4 anos de idade e 102.000 são profissionais da área, entre professores e demais funcionários das escolas. A expectativa da prefeitura é realizar todos esses testes entre 30 e 40 dias. A prefeitura disse que estuda como irá fazer testes nas crianças menores de 3 anos.

A primeira fase desse censo terá início na próxima quinta-feira, 1º, envolvendo 181.000 pessoas: 93.000 profissionais com até 60 anos de idade, 45.000 alunos do nono ano do ensino fundamental, 41.000 do terceiro ano do fundamental e 2.400 do ensino médio. Os resultados dessa primeira fase devem sair em meados de outubro.

Acompanhe tudo sobre:Bruno CovasCoronavírusEnsino médioEnsino públicoEscolasPandemiasao-paulo

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP