Brasil

SP anota 6 mil casos de dengue e bate recorde histórico

Segundo a Secretaria da Saúde, em comparação com o balanço divulgado na semana passada, o aumento do número de notificações foi de 17,9%


	Mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue: dos 96 distritos de São Paulo, 93 registraram transmissão da doença
 (James Gathany/Wikimedia Commons)

Mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue: dos 96 distritos de São Paulo, 93 registraram transmissão da doença (James Gathany/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de maio de 2014 às 20h36.

São Paulo - Com mais de 6 mil casos no ano, a cidade de São Paulo bateu o recorde histórico de número de registros de dengue, segundo novo balanço divulgado nesta quinta-feira, 22, pela Secretaria Municipal da Saúde.

A Prefeitura confirmou mais uma morte pela doença - já são cinco óbitos neste ano.

De acordo com o levantamento, a cidade já registrou 6.005 casos entre 1.º de janeiro e 21 de maio. O recorde anterior, de 5.866 registros, foi verificado em todo o ano de 2010.

Em relação ao mesmo período do ano passado, o número de casos triplicou. Nos cinco primeiros meses de 2013, haviam sido 1.794 registros. Naquele ano todo, foram 2.617 casos.

Em comparação com o mesmo período de 2010, quando o recorde anterior foi registrado, o número de casos dobrou - naquele ano, foram 3.046 casos entre janeiro e maio.

A quinta morte por dengue aconteceu no dia 24 de abril. A vítima foi uma mulher de 33 anos, moradora do bairro Capela do Socorro, na zona sul da capital, segundo a Secretaria Municipal da Saúde.

As outras quatro mortes já divulgadas haviam sido registradas nos bairros do Jaguaré (zona oeste) e Tremembé (zona norte), que têm alta incidência da doença. Em todo o ano passado, a capital registrou duas mortes por complicações da dengue.

Segundo a Secretaria da Saúde, em comparação com o balanço divulgado na semana passada, o aumento do número de notificações foi de 17,9%, superior ao índice observado no balanço da semana anterior, quando a alta registrada havia sido de 13%.

Alerta

Dos 96 distritos do município, 93 registraram transmissão da doença. Desses, 27 têm nível de transmissão em alerta e quatro estão em nível de emergência: Jaguaré (844 casos), Rio Pequeno (425), Lapa (365) e Tremembé (347).

A Prefeitura afirma que, como a dengue segue avançando, as ações de combate aos criadouros do mosquito estão sendo realizadas em toda a cidade.

De acordo com a secretaria, até o próximo domingo, 13 subprefeituras das zonas leste e norte receberão medidas de combate aos criadouros e nebulização. Na zona oeste, a estimativa é de que 3 mil imóveis sejam vistoriados até a próxima terça-feira.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasDengueDoençasMetrópoles globaissao-pauloSaúde no Brasil

Mais de Brasil

Ministério Público vai apurar acidente de avião em Ubatuba

'Presidente quer fazer eventuais mudanças ainda este mês', diz Rui Costa sobre reforma ministerial

Prefeito de BH, Fuad Noman volta a ser entubado após apresentar instabilidade respiratória

Lula edita MP que prevê pagamento de R$ 60 mil a pessoas com deficiência causada pelo zika vírus