Brasil

Sobe para 27 mil o número de desalojados no Paraná

No total foram atingidos 26 municípios com 198 pessoas desalojadas e 61 desabrigadas

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de setembro de 2013 às 14h57.

Curitiba - Subiu para 27 mil, o número de pessoas desalojadas pelas chuvas e granizo e vendavais no Paraná, segundo o balanço mais recente da Defesa Civil, divulgado na manhã desta segunda-feira, 23. No total foram atingidos 26 municípios com 198 pessoas desalojadas e 61 desabrigadas. Não há registro de mortos ou feridos. No final de domingo (22), a Defesa Civil havia contabilizado 26,2 mil pessoas.

Os municípios mais atingidos foram Coronel Vivida, Dois Vizinhos, Corbélia, Marquinho, Prudentópolis e Salto do Lontra. Em Corbélia e em Prudentópolis, locais onde foram registrados os maiores prejuízos, o governo do estado deve decretar estado de emergência. Até o momento o governo estadual entregou 300 bobinas de lona para essas localidades.

"As prefeituras, com os apoios dos coordenadores regionais da Defesa Civil, estão concentradas para registrar as ocorrências e nos encaminhar; assim, conseguimos identificar as necessidades reais de cada município e ver se atingem os critérios determinados pelo governo federal para que se possa decretar situação de emergência", disse o chefe da Divisão de Defesa Civil, tenente coronel Edemilson Barros.

Com o decreto, a prefeitura passará a contratar serviços emergenciais com menos trâmites burocráticos e terá facilidade no acesso a recursos para a recuperação da cidade e ao repasse de telhas, cobertores, colchões, colchonetes. As famílias mais necessitadas têm prioridade no atendimento.

Acompanhe tudo sobre:ChuvasDesastres naturaisParaná

Mais de Brasil

Justiça de SP determina prisão temporária de suposto mentor do ataque a assentamento do MST

Rodízio de veículos em SP volta nesta segunda: veja horários, finais de placa e valor da multa

Brasil fecha acordo de R$ 15 bilhões com Emirados Árabes para explorar minerais estratégicos

Após incêndio na Uruguaiana, Paes promete reformas e ajuda a lojistas