Brasil

Serasa: Natal para o varejo foi o melhor desde 2004

Comércio cresceu 15% na comparação com 2009, surpreendendo os varejistas

Maior nível de emprego e melhores salários impulsionaram as vendas de fim de ano (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)

Maior nível de emprego e melhores salários impulsionaram as vendas de fim de ano (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de dezembro de 2010 às 11h35.

São Paulo - Em 2010, as vendas na semana do Natal (de 18 a 24 de dezembro) cresceram 15,5% na comparação com a mesma semana de 2009. Segundo indicador da Serasa Experian, este foi o maior crescimento para esta data desde 2004, quando o aumento havia sido de 16,1%.

O resultado superou as expectativas dos próprios comerciantes, que esperavam um crescimento de 10,5% sobre as vendas de 2009.

Em parte, este bom desempenho se deve a uma base de comparação mais fraca. No ano passado, o país ainda se recuperava dos efeitos da crise sobre o varejo e o mercado de trabalho.

Já neste ano, o elevado nível de emprego, os maiores salários e o crédito mais acessível criaram condições favoráveis ao consumo.

Segundo os analistas da Serasa, o ritmo forte de crescimento do varejo indica que as medidas adotadas pelo Banco Central, dentre elas o aumento do compulsório, não produziram efeitos significativos sobre as vendas de fim de ano.

Acompanhe tudo sobre:ComércioVarejoConsumoDesenvolvimento econômicoCrescimento econômico

Mais de Brasil

Relator no TSE vota pela absolvição do senador Jorge Seif, acusado de abuso de poder econômico

Câmara aprova urgência de projeto que cria incentivos para instalação de data centers no Brasil

Crescimento anual de 20% nos gastos públicos exigirá ajuste fiscal, diz Mansueto

Novo aciona TSE contra Lula por desfile da Acadêmicos de Niterói