Brasil

Senado aprova, por 66 votos a 4, PEC que isenta de IPVA carros com 20 anos ou mais

Texto foi aprovado em primeiro turno e está sendo votado em segundo turno

IPVA: carros com mais de 20 anos são isentos (Jung Getty/Getty Images)

IPVA: carros com mais de 20 anos são isentos (Jung Getty/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 13 de março de 2024 às 19h07.

Última atualização em 13 de março de 2024 às 19h17.

O Senado aprovou nesta quarta-feira, 13, por 66 votos a 4, a Proposta de Emenda à Constituição que isenta do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) os veículos com 20 anos ou mais de fabricação. O texto foi aprovado em primeiro turno e está sendo votado em segundo turno neste momento.

A proposta, de autoria do senador Cleitinho (Republicanos-MG), inclui na Constituição a isenção a nível nacional do IPVA para os veículos com 20 ou mais anos de fabricação.

Atualmente, a maior parte dos Estados já tem alguma regra para isentar veículos antigos. São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, por exemplo, permitem a isenção aos carros com mais de 20 anos de fabricação. Amazonas, Bahia e Rio de Janeiro permitem essa isenção a veículos com mais de 15 anos. Apenas Minas Gerais e Pernambuco não têm nenhuma regra nesse sentido atualmente.

"Entendemos, diante disso, que os princípios da justiça fiscal e o da capacidade econômica requerem deste Congresso a tomada de medidas para assegurar a esses brasileiros a manutenção da propriedade de seus veículos. E nesse contexto a tributação é fator de grande importância, haja vista que para a população de baixa renda, proprietária de automóveis mais antigos, a despesa com o IPVA consome parcela relevante de suas receitas", argumentou Cleitinho na justificativa da proposta.

Segundo levantamento do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), a frota em circulação no Brasil é a mais velha desde 1995. De 2020 para 2021, por exemplo, a quantidade de veículos com mais de 20 anos cresceu de 2,5 milhões para 3,6 milhões, de acordo com a pesquisa.

Acompanhe tudo sobre:IPVASenado

Mais de Brasil

Lula recebe Haddad em casa após alta hospitalar

Greve de ônibus paralisa transporte na região metropolitana de Porto Alegre

Congresso fará esforço concentrado para votar cortes, LDO e Orçamento

'O quadro foi extremamente grave. Corria o risco de acontecer o pior', conta médico de Lula