Brasil

Senado amplia categorias que terão prioridade para teste de covid-19

O projeto de lei, aprovado nesta terça, vale para profissionais que estiverem em contato direto com pacientes com coronavírus ou casos suspeitos

Coronavírus teste: o texto retornará para a Câmara dos Deputados (Lucas Ninno/Getty Images)

Coronavírus teste: o texto retornará para a Câmara dos Deputados (Lucas Ninno/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 12 de maio de 2020 às 20h10.

O Senado ampliou o rol de profissionais que terão prioridade na testagem do novo coronavírus. O projeto de lei, aprovado nesta terça-feira, 12, vale para profissionais que estiverem em contato direto com pacientes com covid-19 ou casos suspeitos. O texto retornará para a Câmara dos Deputados.

Em seu substitutivo, a relatora da matéria, senadora Zenaide Maia (Pros-RN), incluiu, por exemplo, policiais penais e rodoviários, terapeutas ocupacionais, bombeiros civis, médicos veterinários. servidores públicos da área da saúde e profissionais que trabalham na produção de alimentos e bebidas.

A medida alcança profissionais que sejam convocados a trabalhar nas unidades de saúde durante o período de isolamento social e que tenham contato com pessoas ou com materiais que ofereçam risco de contaminação pelo novo coronavírus.

O texto também obriga que o governo e empregadores forneçam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos profissionais que atuam em atividades essenciais e em contato direto com pacientes com covid-19.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusSenado

Mais de Brasil

Senado aprova autonomia na gestão financeira da PPSA, a estatal do pré-sal

Assassinato de delator do PCC é 'competência do estado', afirma Lewandowski

Alesp aprova proibição de celulares em escolas públicas e privadas de SP

Geração está aprendendo menos por causa do celular, diz autora do PL que proíbe aparelhos em escolas