Em Santa Catarina, as temperaturas estão mais baixas, em comparação com o fim de semana (Allison Sales/FotoRua/NurPhoto/Getty Images)
Agência de notícias
Publicado em 9 de outubro de 2023 às 11h26.
A semana começou com chuva em São Paulo e alguns pontos do Rio de Janeiro. No estado de Santa Catarina, que sofreu com chuvas intensas e inundações nos últimos dias, o sol começa a aparecer e não há previsão de chuva para esta segunda-feira.
Em Santa Catarina, as temperaturas estão mais baixas, em comparação com o fim de semana. Segundo o site Climatempo, a máxima prevista para esta segunda-feira é de 15º, com mínima de 11º. No estado de São Paulo, com dia chuvoso, a máxima prevista é de 22º, com mínima em 17º. O céu deve permanecer nublado durante a noite, quando ainda há previsão de chuva fraca. No Rio de Janeiro, há previsão de chuva a qualquer hora, e as temperaturas ficam entre 20º e 28º.
Os meteorologistas preveem que, ao longo da semana, a chuva pode persistir em São Paulo, devido ao deslocamento de uma frente fria associada a uma área de baixa pressão. Há, nesta segunda, possibilidade de alagamentos e enchentes em função do excesso de chuva dos últimos dias. Já a previsão de novas chuvas em Santa Catarina volta na próxima sexta-feira, quando há possibilidade de pancadas à tarde e à noite.
Na última sexta-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para chuvas intensas, classificadas como de “Grande Perigo”, durante o fim de semana no Sul do país. Neste sábado, a porção entre o centro sul de Santa Catarina e o norte do Rio Grande do Sul foi a mais atingida, com tempestades de até mais de 100mm/dia, além de rajadas de vento superiores a 100 km/h e queda de granizo.
A cidade de Taió (SC) foi uma das mais atingidas. Até o segundo piso de casas e prédios ficou debaixo d'água após as chuvas. Na madrugada desta segunda, segundo o site Metsul, o nível do rio do Alto Vale do Itajaí havia atingido níveis inéditos: superou a cota de 12 metros, e as águas seguem em elevação.
A situação em Taió se agravou no fim deste domingo, devido à vazão das chuvas do fim de semana. A cidade enfrentou chuvas que chegaram a atingir 230mm desde a sexta-feira. Em 15 dias, o índice foi de 400mm a 500mm, número considerado "muitíssimo acima da climatologia normal" pelos especialistas do Metsul