Secretário do RJ diz que fala de Taís Araújo é "idiotice racial"
Cesar Benjamin também disse que a "racialização" do Brasil foi inventada pelo Departamento de Estado dos EUA
Luiza Calegari
Publicado em 21 de novembro de 2017 às 14h00.
Última atualização em 21 de novembro de 2017 às 15h00.
São Paulo — O secretário de Educação do município do Rio de Janeiro, César Benjamin, fez uma postagem em sua página do Facebook atacando a atriz Taís Araújo , sem citar seu nome.
Ele se refere no post a uma "linda e cheirosa atriz global" que disse que algumas pessoas mudavam de calçada ao ver o filho dela, que também é negro . Benjamin chamou a narrativa da atriz de "idiotice racial".
"Se os brasileiros mudassem de calçada quando vissem uma pessoa morena ou negra, viveriam em eterno ziguezague. Nunca chegariam a lugar nenhum. Por sorte, o conceito de povo brasileiro ainda não desapareceu ali onde importa: em nosso próprio povo. Luto para preservá-lo. Contra a grande maioria de vocês. Quero que as raças se fodam. Assim é!"
O secretário ainda afirma que "a racialização do Brasil" foi inventada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, equivalente ao nosso Itamaraty (e completa: "eu vi"). Ele diz que o "conceito de povo brasileiro", a maior conquista do país, "desapareceu entre os bem-pensantes".