Brasil

SAC prepara proposta para baratear passagens regionais

Segundo ministro, Secretaria de Aviação Civil deve enviar ao Congresso ainda este semestre uma proposta para baratear as passagens


	Avião decolando no Rio: proposta envolve subsídio a ser liberado pelo Tesouro por meio de recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac)
 (Dado Galdieri/Bloomberg)

Avião decolando no Rio: proposta envolve subsídio a ser liberado pelo Tesouro por meio de recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac) (Dado Galdieri/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de março de 2014 às 20h19.

Brasília - A Secretaria de Aviação Civil (SAC) deve enviar ao Congresso ainda este semestre uma proposta para baratear as passagens aéreas de voos regionais, disse o ministro-chefe da Aviação Civil, Moreira Franco, nesta quarta-feira.

Segundo o ministro, a proposta envolve subsídio a ser liberado pelo Tesouro por meio de recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac). Ele comentou ainda que terá uma reunião com o Tesouro ainda nesta quarta-feira para discutir detalhes da proposta.

"Respeitando a diversidade econômica do país e a necessidade competitiva, devemos encaminhar ao Congresso uma proposta de autorização para que o Tesouro tenha condições legais de garantir a passagem mais barata ao passageiro", disse Moreira, sem dar detalhes sobre se a proposta será viabilizada na forma de projeto de lei ou de medida provisória.

A proposta para o subsídio acontece, porém, em um momento em que o governo deve enfrentar dificuldades para cumprir meta de superávit primário e diante de despesas adicionais que incluem gastos para reduzir o custo da energia elétrica.

Moreira Franco disse que estão previstos no Orçamento da União recursos públicos na ordem de 3,5 bilhões de reais a serem direcionados ao fundo de aviação.

As afirmações do ministro foram feitas durante apresentação à imprensa de regras do Plano Geral de Outorgas (PGO), que define o modo de exploração de 270 aeroportos regionais do país, os quais devem receber um investimento inicial de 7,5 bilhões de reais neste ano.

Acompanhe tudo sobre:AviaçãoAviõesPolítica no BrasilPreçosSetor de transporteTransportesVeículos

Mais de Brasil

Lula mantém agenda de viagens com visitas a Bahia e estado reduto do agro

Dívidas dos estados e reforma tributária devem ser os principais temas no Congresso esta semana

Reforma tributária: deputados devem incluir carnes, frango e sal na cesta básica com alíquota de 25%

Projeto que cria uma poupança com monetização de dados pessoais avança na Câmara; entenda

Mais na Exame