Brasil

São Paulo “arde” com temperatura histórica – e vem mais aí

Por volta das 14h, os termômetros marcavam 37,8ºC na estação do mirante de Santana

Homem no Parque do Ibirapuera se refresca do calor  (Marcelo Camargo/ Agência Brasil/Agência Brasil)

Homem no Parque do Ibirapuera se refresca do calor (Marcelo Camargo/ Agência Brasil/Agência Brasil)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 17 de outubro de 2014 às 17h34.

São Paulo – A capital paulista bateu um recorde absoluto de temperatura na tarde desta sexta-feira. Por volta das 14h, os termômetros marcavam 37,8ºC na estação do mirante de Santana, na zona norte, segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Este é o maior registro já feito desde o começo das medições, em 1943. Antes, o recorde absoluto de calor na cidade era de 37°C em 20 de janeiro de 1999. E a maior temperatura deste ano era de 36,4°C, registrada em 13 de outubro.

A onda de calor persiste sobre São Paulo até domingo e há possibilidade de bater novo recorde. No Estado, o calorão deve chegar à marca dos 40 graus.

Além do calor intenso, há chances de chuvas de fim de tarde. Mas a precipitação não deve ser suficiente para aumentar o nível do Cantareira (que está em 4,1% hoje) e virá acompanhada de trovoadas e ventos fortes, segundo meteorologistas da Somar.

No começo do ano, São Paulo teve o verão mais quente em 71 anos. A média de temperatura na cidade ficou em 31,3º C, contra o recorde anterior de 30,5ºC, registrados no verão de 1998/1999.

Acompanhe tudo sobre:Calorcidades-brasileirasMetrópoles globaisMeio ambienteSão Paulo capital

Mais de Brasil

Justiça condena Washington Reis por fraude imobiliária em Duque de Caxias

Correios estão de greve? Sindicatos debatem paralisação na terça

Em alta, 'Ravi' e 'Helena' são os nomes mais registrados em 2025

Enel diz ao governo que não pretende vender controle da concessão em São Paulo