Brasil

Rui Costa diz que reunião de Lula com governadores será em 27 de janeiro

O encontro é uma promessa de campanha do petista, que pretende melhorar a relação do Palácio do Planalto com os entes federativos após os atritos que ocorreram no governo Jair Bolsonaro

Lula e governadores: o ministro da Casa Civil afirmou também que o governo quer fazer reuniões regulares com os estados ao longo do ano (Ricardo Stuckert/Divulgação)

Lula e governadores: o ministro da Casa Civil afirmou também que o governo quer fazer reuniões regulares com os estados ao longo do ano (Ricardo Stuckert/Divulgação)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 4 de janeiro de 2023 às 18h09.

Última atualização em 4 de janeiro de 2023 às 18h23.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta quarta-feira, 4, que a reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com governadores será no dia 27 de janeiro, no Palácio do Planalto. O encontro é uma promessa de campanha do petista, que pretende melhorar a relação do Palácio do Planalto com os entes federativos após os atritos que ocorreram no governo Jair Bolsonaro.

Costa, contudo, evitou dizer se a reunião entre Lula e os governadores vai tratar de impostos estaduais. No ano passado, Bolsonaro conseguiu aprovar no Congresso um teto de 17% para o ICMS sobre combustíveis, energia elétrica, transporte coletivo e telecomunicações. A lei prevê que a União compense os Estados por parte da perda de arrecadação, mas o caso foi parar até mesmo no Supremo Tribunal Federal (STF).

"A pauta é o retorno das relações federativas da União com os Estados e municípios, que ficaram paralisadas durante todos esses anos do governo Bolsonaro", declarou Costa a jornalistas, antes da solenidade de transmissão de cargo da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, no Palácio do Planalto.

O ministro da Casa Civil afirmou também que o governo quer fazer reuniões regulares com os Estados ao longo do ano, por temas, para dar capilaridade às políticas públicas. Ele disse que Lula ainda se reunirá com os consórcios regionais, como o do Nordeste. De acordo com ele, o presidente espera que os governadores levem seus projetos, mas não há ainda uma pauta específica para o encontro.

Segundo Costa, Lula vai visitar algum Estado antes de viajar para a Argentina. O ministro repetiu ainda que não há nada na pauta do governo sobre mudanças na Previdência, como já havia dito mais cedo com exclusividade ao Broadcast Político, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

Acompanhe tudo sobre:GovernadoresGoverno LulaLuiz Inácio Lula da SilvaRui Costa

Mais de Brasil

São Paulo pode ter dia mais quente de junho neste fim de semana

Morre aos 94 anos a economista Maria da Conceição Tavares

Governo abre consulta pública para novo modelo de pedágio

Mais na Exame