Brasil

RSF cobra investigação sobre morte de radialista brasileiro

Mafaldo Bezerra Goes é o segundo repórter assassinado no país neste ano


	Jornalistas e estudantes protestam por segurança: a vítima, segundo a RSF, não temia divulgar os nomes dos suspeitos que eram denunciados em seu programa
 (Sergio Hernandez/AFP)

Jornalistas e estudantes protestam por segurança: a vítima, segundo a RSF, não temia divulgar os nomes dos suspeitos que eram denunciados em seu programa (Sergio Hernandez/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de fevereiro de 2013 às 12h13.

Paris - A ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF), sediada em Paris, cobrou resultados na investigação aberta para apurar o assassinato do radialista Mafaldo Bezerra Goes, o segundo repórter assassinado no país neste ano.

A organização indicou que os investigadores devem ligar o fato de sua morte com as denúncias, "frequentemente sensíveis", que Bezerra apresentava em seu programa na rádio FM Rio Jaguaribe, da cidade de Jaguaribe, no Ceará. Segundo a RSF, a morte do radialista deve ser relacionada com motivos profissionais.

"Se não apresentarem resultados rápidos, as autoridades federais deverão se encarregar do caso, segundo o mecanismo estabelecido depois que o ano 2012 se mostrou particularmente perigoso para a imprensa brasileira, especialmente a regional", assinalou a ONG em seu comunicado.

O radialista, de 61 anos, foi assassinado a sangue frio por dois indivíduos que circulavam em uma moto com placa falsa, a qual foi chegou a ser encontrada posteriormente pela Polícia.

A vítima, segundo a RSF, não temia divulgar os nomes dos suspeitos que eram denunciados em seu programa, fato que o tornou alvo de inúmeras ameaças.

De acordo com informações do jornal local "Iguatu Notícias", citada pela ONG com sede em Paris, o assassinado de Bezerra pode ter partido por ordem de um traficante local, atualmente na prisão. "Desde o início do ano, 18 jornalistas radialistas foram assassinados no mundo", apontou a RSF em seu comunicado. 

Acompanhe tudo sobre:Crimecrime-no-brasilMídiaServiços

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP