Rio é a região metropolitana com menor taxa de desemprego
Em agosto, o Rio de Janeiro teve uma taxa de 3%, enquanto Porto Alegre teve índice de 4,8%
Da Redação
Publicado em 25 de setembro de 2014 às 13h55.
Rio de Janeiro - A região metropolitana do Rio de Janeiro superou a capital gaúcha Porto Alegre como a cidade com menor taxa de desemprego , entre as seis capitais analisadas pela Pesquisa Mensal de Emprego (PME), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE ). Em agosto, o Rio teve uma taxa de 3%, enquanto Porto Alegre teve índice de 4,8%.
O IBGE pesquisa, mensalmente, as taxas de desemprego das regiões metropolitanas do Recife, de Salvador, Belo Horizonte, do Rio de Janeiro, de São Paulo e Porto Alegre.
O Rio ocupa a colocação de região com menor taxa de desemprego do país desde junho deste ano, quando a região metropolitana teve uma taxa de 3,2% ante os 3,7% de Porto Alegre.
Em julho, o Rio manteve-se nessa colocação, ao apresentar uma taxa de 3,6%, enquanto Porto Alegre teve um índice de 3,7%.
A taxa de desemprego, em agosto, no Rio, caiu ainda mais chegando a 3%, índice menor do que os 4,5% de agosto do ano passado. As reduções podem ser explicadas principalmente por quedas na população desocupada de 15,8% (na comparação com julho deste ano) e de 34,9% (na comparação com agosto do ano passado).
Já em Porto Alegre, a taxa de 4,8% é considerada estável em relação aos 4,3% de julho deste ano e aos 3,4% de agosto do ano passado. Com a taxa atual, Porto Alegre voltou ao patamar de taxa de desemprego de 2011. A explicação para a alta da taxa na comparação com o ano passado foi um aumento de 40% no contingente de desocupados na região metropolitana.