Brasil

Rio de Janeiro precisa imunizar contra gripe 25% do público-alvo

A Campanha Nacional de Vacinação foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até amanhã (9) em razão da baixa adesão em todo o país

Vacinas: 60 cidades ainda estão com a cobertura vacinal entre 50% e 89% (Remains/Thinkstock)

Vacinas: 60 cidades ainda estão com a cobertura vacinal entre 50% e 89% (Remains/Thinkstock)

AB

Agência Brasil

Publicado em 8 de junho de 2017 às 15h33.

Dos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro, sete atingiram a meta de imunizar contra a gripe 90% do grupo prioritário, composto por crianças entre seis meses e menores de cinco anos, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, mulheres com até 45 dias de parto e indígenas.

De acordo com a Secretaria de Saúde, 60 cidades ainda estão com a cobertura vacinal entre 50% e 89% e 25 ainda não vacinaram contra a gripe 50% do público prioritário.

Das cerca de 3,8 milhões de pessoas que compõem o público-alvo prioritário, aproximadamente 75% já se vacinaram no estado.

Desde a segunda-feira (5), a vacinação está sendo oferecida para toda a população do estado.

A Campanha Nacional de Vacinação foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até amanhã (9) em razão da baixa adesão em todo o país.

Gestantes

A baixa adesão das grávidas à campanha preocupa a secretaria, que imunizou 51% desse público - aproximadamente 88 mil gestantes.

O subsecretário de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde, Alexandre Chieppe, enfatizou a importância da vacinação para os bebês após o nascimento, já que os anticorpos gerados pela vacina são transferidos para o bebê na hora da amamentação, garantindo a proteção nos primeiros seis meses de vida.

"A vacina não oferece riscos para o feto ou para o bebê e é fundamental para a proteção não só da mãe, mas também dos filhos, logo no início da vida. Esta é uma proteção essencial para as crianças neste período. Após os seis meses e até os cinco anos de vida, elas também passam a ser um grupo prioritário para a imunização contra a doença", explicou.

Já entre as mulheres com até 45 dias do parto (puérperas), a cobertura vacinal está em 82,88% com 23.864 mulheres já imunizadas.

As vacinas disponíveis nos postos de todo o país garantem proteção contra os vírus da gripe H1N1, H3N2 e Influenza B, que são os subtipos que mais circularam nos últimos meses.

Acompanhe tudo sobre:GripesMinistério da SaúdePolítica de saúdeRio de JaneiroSaúdeVacinas

Mais de Brasil

Gramado suspende desfile de "Natal Luz" após acidente aéreo

Lula se solidariza com familiares de vítimas de acidente aéreo

Quem foi Luiz Galeazzi, empresário morto em queda de avião em Gramado

Em SP, 65.000 seguem sem luz e previsão é de chuva para a tarde deste domingo