Brasil

Relembre as internações de Bolsonaro desde que foi ferido a facada

Ex-presidente foi para hospital em Orlando, nos EUA, onde está desde 30 de dezembro de 2022

Presidente Jair Bolsonaro, em Nova Yorque saindo do hotel para a Assembleia geral da ONU - Nova Iorque - New Yorque - USA - apoiadores - brasileiros - comitiva - bolsonaristas

Foto: Leandro Fonseca
data: setembro 2022 (Leandro Fonseca/Exame)

Presidente Jair Bolsonaro, em Nova Yorque saindo do hotel para a Assembleia geral da ONU - Nova Iorque - New Yorque - USA - apoiadores - brasileiros - comitiva - bolsonaristas Foto: Leandro Fonseca data: setembro 2022 (Leandro Fonseca/Exame)

AO

Agência O Globo

Publicado em 10 de janeiro de 2023 às 11h57.

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi internado no hospital AdventHealth Celebration, em Orlando, na Flórida (EUA) nesta segunda-feira. Ele alegou sentir fortes dores abdominais. Desde setembro de 2018, quando foi ferido a facada, Bolsonaro já passou por unidades de saúde por pelo menos seis vezes.

A última internação do ex-presidente ocorreu em 28 de março de 2022. Na ocasião, ele passou um dia internado após sentir um desconforto abdominal. Havia a suspeita de uma nova obstrução intestinal, mas o quadro não se confirmou.

LEIA TAMBÉM: Nos Estados Unidos, Bolsonaro diz que pretende antecipar volta ao Brasil

Em janeiro de 2022, Bolsonaro ficou dois dias no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, por causa de uma obstrução no intestino. À época, o médico-cirurgião que o acompanha desde que foi ferido, Antônio Luiz Macedo, afirmou que o quadro foi ocasionado por um "camarão não mastigado".

No mês de julho de 2021, após um soluço insistente que durou 11 dias, o ex-presidente realizou exames no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília, e foi constatada uma obstrução intestinal. Ele foi transferido para o Vila Nova Star. Na ocasião, ele passou oito dias internado.

Em 25 de setembro de 2020, Bolsonaro foi submetido a uma cirurgia para a retirada de um cálculo na bexiga, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Ele recebeu alta médica no dia seguinte.

No primeiro ano de seu governo, em 8 de setembro de 2019, o ex-presidente foi submetido a uma cirurgia para a correção de uma hérnia incisional — a condição foi uma decorrência de sucessivos procedimentos na região do abdômen. O procedimento ocorreu no Vila Nova Star. Bolsonaro deixou o hospital oito dias depois.

Também em 2019, Bolsonaro passou por uma cirurgia para a retirada da bolsa de colostomia que usava desde que fora esfaqueado. O procedimento ocorreu em 28 de janeiro, seu primeiro mês de governo, no Albert Einstein, e durou cerca de sete horas.

LEIA TAMBÉM: 

Acompanhe tudo sobre:Jair Bolsonaro

Mais de Brasil

Após subir em pesquisa, Datena diz que "aumentou a vontade de ser prefeito" de SP

Mais na Exame