Brasil

Relator deve ler parecer da reforma tributária nesta quarta-feira na CCJ

O texto pode ser votado no colegiado ainda nesta quarta e, em seguida, será encaminhado ao plenário da Casa

Senador Roberto Rocha, relator da reforma tributária no Senado (Marcos Oliveira/Agência Senado)

Senador Roberto Rocha, relator da reforma tributária no Senado (Marcos Oliveira/Agência Senado)

AA

Alessandra Azevedo

Publicado em 23 de fevereiro de 2022 às 06h00.

Esta reportagem faz parte da newsletter EXAME Desperta. Assine gratuitamente e receba todas as manhãs um resumo dos assuntos que serão notícia.

O senador Roberto Rocha (PSDB-MA) deve ler o parecer da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 110, a reforma tributária que unifica impostos sobre consumo, nesta quarta-feira, 23, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. O texto pode ser votado ainda nesta quarta e, em seguida, será encaminhado ao plenário da Casa.

Quer saber tudo sobre a corrida eleitoral? Assine a EXAME por menos de R$ 0,37/dia e fique por dentro.

A PEC 110, apresentada em 2019, cria um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) dual, dividido em dois tributos: um federal, que une PIS e Cofins, e um subnacional, que unifica o ICMS (estadual) e o ISS (municipal). 

Rocha anunciou a data de leitura após reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), na quinta-feira, 17. Apesar da intenção de avançar na CCJ, ainda não há certeza sobre a votação em plenário, diante das divergências de senadores sobre o texto. Depois, a PEC ainda precisa ir para a Câmara, onde também não há consenso.

Após a reunião de quinta-feira, Pacheco deixou claro que, assim que aprovada pela CCJ, a matéria será pautada no plenário, “para o bem da sociedade, que espera uma reforma no sistema tributário”. Segundo Rocha, essa é a “última janela de oportunidade” de votação na atual legislatura.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta terça-feira, 22, no CEO Conference, evento organizado pelo BTG Pactual, que aguarda uma mobilização do Senado em relação às pautas tributárias. É possível, segundo ele, fazer um “combo” com a PEC 110, a reforma do Imposto de Renda e a proposta que cria a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS).

Acompanhe tudo sobre:SenadoExame HojeReforma tributáriaRodrigo Pacheco

Mais de Brasil

Inmet emite alerta de perigo para tempestade no RS com ventos de até 100 km/h

Motociclista morre após colisão com Tesla Cybertruck em túnel em SP

Câmara aprova alíquotas menores para setor químico até 2026

Relator no TSE vota pela absolvição do senador Jorge Seif, acusado de abuso de poder econômico