Brasil

Relator da MP dos Portos quer votar texto até 10 de abril

O senador Eduardo Braga disse que pretende ouvir representantes dos trabalhadores portuários na semana do dia 5 de março sobre a MP


	Porto de Santos: trabalhadores do setor portuário temem que, com a MP, seus direitos sejam reduzidos
 (Germano Luders, EXAME)

Porto de Santos: trabalhadores do setor portuário temem que, com a MP, seus direitos sejam reduzidos (Germano Luders, EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de fevereiro de 2013 às 17h12.

Brasília - O relator da medida provisória que estabelece novas regras para o setor portuário, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), pretende que o texto seja votado na comissão mista onde tramita no Congresso até 10 de abril.

Em reunião da comissão que dará um parecer prévio à MP antes de encaminhá-la ao plenário da Câmara, e depois ao Senado, Braga afirmou que pretende apresentar seu relatório em 3 de abril.

O relator apresentou um calendário de audiências públicas que pretende realizar para nortear as negociações. A ideia é ouvir representantes dos trabalhadores portuários na semana do dia 5 de março e interlocutores do setor privado na semana seguinte.

Pela cronograma do relator, que ainda pode ser modificado, a semana do dia 20 fica reservada para ouvir o governo, incluindo o ministro da Secretaria Especial dos Portos, Leônidas Cristino, o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, o ministro do Trabalho, Brizola Neto, e o diretor-geral substituto da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Pedro Brito.

A MP tem causado polêmica e protestos, principalmente por parte dos representantes dos trabalhadores, que temem uma redução de seus direitos.

Na sexta-feira passada, protestos de trabalhadores em vários portos do país afetaram exportações agrícolas como soja, milho e açúcar . Na terça-feira, o governo afirmou que estuda atender reivindicação dos trabalhadores do setor, como a criação de uma renda mínima aos funcionários portuários.

Acompanhe tudo sobre:CongressoInfraestruturaPortosTransportes

Mais de Brasil

Ministério Público vai apurar acidente de avião em Ubatuba

'Presidente quer fazer eventuais mudanças ainda este mês', diz Rui Costa sobre reforma ministerial

Prefeito de BH, Fuad Noman volta a ser entubado após apresentar instabilidade respiratória

Lula edita MP que prevê pagamento de R$ 60 mil a pessoas com deficiência causada pelo zika vírus