Brasil

Rachid diz que reforma tributária está na agenda do governo

O secretário da Receita Federal afirmou que o sistema tributário brasileiro é um dos mais complexos do mundo e precisa ser simplificado

Jorge Rachid: "Realmente a nossa carga tributária é muito mal distribuída" (Antonio Cruz/Agência Brasil)

Jorge Rachid: "Realmente a nossa carga tributária é muito mal distribuída" (Antonio Cruz/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 8 de novembro de 2017 às 17h19.

Priorizar nos meus resultados Google

Brasília - O secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, disse nesta quarta-feira, 8, que a reforma tributária também está na agenda do governo, mas não fez menção à proposta do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) que tramita na Câmara dos Deputados.

"Realmente a nossa carga tributária é muito mal distribuída. Há muitos setores subtributados no Brasil, se comparados com outros lugares no mundo", afirmou, em audiência pública na comissão especial da reoneração da folha de pagamento.

"Não gostaria de falar que o nosso sistema tributário é um dos piores do mundo, mas é um dos mais complexos. Precisamos buscar a simplificação", completou.

Segundo ele, porém, mudanças na cobrança do PIS/Cofins e no Imposto de Renda, por exemplo, não precisariam de uma reforma mais ampla, podendo ser realizadas por meio de projetos de lei.

"Trabalhamos em uma proposta para o PIS/Cofins, mas (para ser enviada) isso também depende de um ambiente propício no Congresso", afirmou Rachid.

Ele voltou a alegar que a reforma tributária é um processo, e não um acontecimento único. "Não vamos resolver todos os problemas da economia de uma vez. Mas podemos fazer muitas mudanças por lei ordinária", repetiu.

Acompanhe tudo sobre:Receita FederalCarga tributáriaGoverno Temer

Mais de Brasil

Janones recebe alta após ser internado com arritmia cardíaca grave

Lula protocola junto a TSE autorização para quebra de seu sigilo caso Flávio faça o mesmo

Meta responde ao TSE e nega tratamento desigual a propagandas de Lula e Flávio Bolsonaro

Real Time Big Data: Pazolini tem 46% e Ferraço, 43%, no 2º turno no Espírito Santo