Brasil

Quatro continuam em estado grave após incêndio no Memorial

Quatro bombeiros permanecem internados após o incêndio que atingiu o Auditório Simón Bolívar, no Memorial da América Latina, na última sexta-feira

Incêndio no Auditório Simón Bolívar, no Memorial da América Latina: operação de combate ao fogo e rescaldo durou cerca de 15 horas (Nacho Doce/Reuters)

Incêndio no Auditório Simón Bolívar, no Memorial da América Latina: operação de combate ao fogo e rescaldo durou cerca de 15 horas (Nacho Doce/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de dezembro de 2013 às 13h13.

São Paulo – Quatro bombeiros permanecem internados após o incêndio que atingiu o Auditório Simón Bolívar, no Memorial da América Latina, na última sexta-feira (29). De acordo com a assessoria de imprensa do Hospital das Clínicas, o estado das vítimas é grave e elas continuam sob cuidados médicos em UTI. A operação de combate ao fogo e rescaldo durou cerca de 15 horas, terminando no sábado (30), e envolveu mais de 100 bombeiros.

De acordo com a Defesa Civil, o laudo de interdição já foi expedido e, por tempo indeterminado, somente o auditório está interditado. O risco da estrutura desabar já foi descartado, mas existem restos de vidraças no piso e ferragens à mostra que podem causar ferimentos.

Segundo a assessoria do Memorial da América Latina, ao menos 90% da plateia do auditório foram danificados pelo fogo. O espaço tem capacidade para 1,8 mil pessoas e é decorado por uma tapeçaria de 800 metros quadrados da artista plástica Tomie Ohtake. A obra também foi atingida, mas ainda não há uma avaliação completa dos prejuízos.

Com área de 84,5 mil metros quadrados, o Memorial da América Latina, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, fica no bairro da Barra Funda, zona oeste paulistana. O complexo é dedicado a manifestações artísticas e científicas ligadas à identidade latino-americana. O conceito e o projeto cultural foram desenvolvidos pelo antropólogo Darcy Ribeiro.

Acompanhe tudo sobre:IncêndiosOscar NiemeyerBombeiros

Mais de Brasil

Lula e Moraes são alvo de possível fraude em sistema de mandados de prisão

Empreendedorismo supera concurso público como sonho de moradores de favela

Líder do PCC suspeito de planejar sequestro de Sérgio Moro é preso no Ceará

Defesa afirma ao STF que Bolsonaro piorou e pede urgência em laudo da PF