Lula em propaganda do PT em maio de 2015 (Reprodução/Facebook)
Talita Abrantes
Publicado em 5 de maio de 2015 às 12h54.
São Paulo – Vivendo uma crise de representatividade devido ao escândalo de corrução na Petrobras, o Partido dos Trabalhadores (PT) compartilhou hoje, nas redes sociais, uma propaganda em que se compromete a expulsar militantes condenados na Justiça.
O vídeo será divulgado hoje em cadeia nacional às 20h30. A peça conta com discursos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de Rui Falcão, presidente da sigla. A presidente Dilma Rousseff, contudo, não fala em nenhum momento da propaganda.
“Qualquer petista que cometer malfeitos e ilegalidades não continuará nos quadros do partidos", afirma Falcão em um dos trechos do vídeo. Em seguida, o apresentador do programa endossa a ideia e afirma que qualquer petista condenado na Justiça será expulso do partido.
A propaganda repete o discurso usado exaustivamente por Dilma na campanha e afirma que os casos de corrupção têm vindo à tona exatamente por que o governo (do PT) ofereceu condições para isso, como a aprovação da Lei da Ficha Limpa e autonomia da Polícia Federal.
Logo nos minutos iniciais do vídeo, o ex-presidente Lula aparece condenando a Lei da Terceirização que, segundo ele, “faz o Brasil retornar ao que era no começo do século passado, voltar a um tempo em que o trabalhador era um cidadão de terceira classe”.