Brasil

PSB de Márcio França anuncia apoio de 3 novos partidos na próxima semana

Nos próximos dias, a sigla deve oficializar o apoio do PRP, PV e PMB, ao mesmo tempo em que tenta selar o compromisso com o PRB

Márcio França: o anúncio do PV e do PMB deve acontecer na terça (Divulgação/Assessoria de Imprensa/Divulgação)

Márcio França: o anúncio do PV e do PMB deve acontecer na terça (Divulgação/Assessoria de Imprensa/Divulgação)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 23 de março de 2018 às 16h00.

São Paulo - O PSB do vice-governador Márcio França trabalha para apresentar, na semana que vem, três novos partidos na aliança que vai disputar a sucessão do governador Geraldo Alckmin (PSDB) em outubro. Nos próximos dias, a sigla deve oficializar o apoio do PRP, PV e PMB, ao mesmo tempo em que tenta selar o compromisso com o PRB.

O anúncio do PV e do PMB deve acontecer na terça, enquanto o PRP na quinta. Segundo o deputado estadual Caio França (PSB), filho do vice-governador, existem ainda negociações abertas com o DEM e o PP. Ainda assim, o grupo de França já contaria com treze partidos: PSB, PR, PPS, PV, PHS, PSC, Pros, Avante, Solidariedade, Podemos, PPL, PRP e PMB.

Líder da bancada do PV na Assembleia Legislativa do Estado (Alesp), Reinaldo Alguz afirmou que a legenda se reúne na segunda-feira para acertar os últimos detalhes. "Provavelmente na terça vamos ter uma reunião dando essa tendência de apoio ao França", disse.

Já o PRB almoça com França na segunda, mas deve esperar um encontro com o grupo de Doria, na semana seguinte, antes de bater o martelo. De acordo com o deputado estadual Wellington Moura, no entanto, existe uma "inclinação" ao apoio ao PSB.

"Vemos que hoje Márcio França é melhor proposta e há certo desconforto com o PSDB", disse. "Eu, particularmente, acredito que esta seja a melhor proposta. O Estado de São Paulo não está procurando aventureiros, mas pessoas que possam trazer um conteúdo para passar".

Moura disse ainda que houve uma sondagem para que o deputado federal Celso Russomanno entrasse na chapa de França como vice, mas que o apresentador de TV deve disputar a reeleição na Câmara para ajudar a engrossar a bancada do partido. Russomanno, que disputou a Prefeitura da capital nas duas últimas eleições, ficou em segundo lugar em uma pesquisa divulgada no final de fevereiro pelo Instituto Paraná Pesquisas para o governo estadual, atrás apenas do prefeito João Doria (PSDB).

PSDB

Sobre as farpas trocadas nos últimos dias entre Márcio França e aliados de Doria, Caio disse entender que este é mais um reflexo do fato de que, pela primeira vez em muito tempo, o PSDB vai para as eleições contra o governador do Estado.

"Vejo mais como uma pressão para tentar mostrar a força do partido", minimizou. "Mas assim que assumirmos o governo, o PSDB terá a prudência de nos ajudar a fazer as mudanças que forem preciso".

Acompanhe tudo sobre:Estado de São PauloGeraldo AlckminPartidos políticosPSB – Partido Socialista Brasileiro

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP