Brasil

Protesto de motoristas de ônibus paralisa 41 linhas na zona norte de SP

Os ônibus começaram a sair da garagem às 6h e a operação está sendo normalizada gradativamente

A São Paulo Transporte (SPTrans) afirma que os coletivos ficaram parados entre 4h e 6h (Roberto Parizotti/Fotos Públicas)

A São Paulo Transporte (SPTrans) afirma que os coletivos ficaram parados entre 4h e 6h (Roberto Parizotti/Fotos Públicas)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 6 de fevereiro de 2023 às 10h50.

Passageiros que utilizam ônibus na zona norte de São Paulo foram prejudicados na manhã desta segunda-feira, 6, com a paralisação de ao menos 41 linhas da Viação Sambaíba que atendem a região . Funcionários da empresa afirmam protestar contra a demissão de motoristas e suspensão de funcionários por infrações.

O Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese) foi acionado para amenizar os transtornos na região. A São Paulo Transporte (SPTrans) afirma que os coletivos ficaram parados entre 4h e 6h. De acordo com o órgão, a empresa de ônibus será penalizada.

"Os ônibus começaram a sair da garagem às 6h e a operação está sendo normalizada gradativamente. A SPTrans está aplicando, de forma automática, as autuações pelas viagens não realizadas desde as 4h20 que causaram o atraso na saída de 41 linhas da Viação Sambaíba, sem aviso prévio aos passageiros", disse, em nota.

Procurada, a Viação Sambaíba não foi localizada pela reportagem. Nas redes sociais, no entanto, os passageiros ainda relatavam, até por volta das 8h30, situação complicada, com pontos de ônibus muito lotados.

Conforme a SPTrans, a viação descumpriu o prazo legal de 72 horas para comunicação oficial antecipada de paralisação de serviço essencial, prejudicando a população. As linhas afetadas atendem bairros da zona norte da cidade, como Santana, Vila Maria e Tucuruvi.

Acompanhe tudo sobre:ÔnibusProtestossao-paulo

Mais de Brasil

São Paulo tem 88 mil imóveis que estão sem luz desde ontem; novo temporal causa alagamentos

Planejamento, 'núcleo duro' do MDB e espaço para o PL: o que muda no novo secretariado de Nunes

Lula lamenta acidente que deixou ao menos 38 mortos em Minas Gerais: 'Governo federal à disposição'

Acidente de ônibus deixa 38 mortos em Minas Gerais