Brasil

Projeto Porto Maravilha tem mais uma etapa concluída no Rio

A obra, administrada pela Concessionária Porto Novo, na zona portuária da cidade, deve estar concluída no segundo semestre deste ano


	Obras do Porto Maravilha: o túnel, que servirá como alternativa ao Elevado da Perimetral, que começa a ser demolido em agosto deste ano, terá 80 metros de extensão e ligará os dois extremos da zona portuária.
 (Marcelo Correa/EXAME.com)

Obras do Porto Maravilha: o túnel, que servirá como alternativa ao Elevado da Perimetral, que começa a ser demolido em agosto deste ano, terá 80 metros de extensão e ligará os dois extremos da zona portuária. (Marcelo Correa/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de abril de 2013 às 12h48.

Rio de Janeiro – A prefeitura do Rio concluiu hoje (22) mais uma etapa do sistema viário do Projeto Porto Maravilha, ao abrir a terceira galeria do Túnel da Saúde. A obra, administrada pela Concessionária Porto Novo, na zona portuária da cidade, deve estar concluída no segundo semestre deste ano.

O túnel, que servirá como alternativa ao Elevado da Perimetral, que começa a ser demolido em agosto deste ano, terá 80 metros de extensão e ligará os dois extremos da zona portuária, conectando a Avenida Brasil à Ponte Rio-Niterói, com três pistas em cada sentido e uma passagem para o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).

Segundo o prefeito Eduardo Paes, o túnel, que será inaugurado no segundo semestre deste ano, “é fundamental". Ele explicou que, no primeiro momento, o túnel pegará todo o fluxo de trânsito que atualmente passa pelo Elevado da Perimetral. "A chamada Avenida do Binário passará a se chamar Avenida Arquiteto Oscar Niemeyer, em homenagem ao arquiteto que tanto fez pelo Rio de Janeiro”.

A modernização da região portuária terá três grandes obras: a demolição do Elevado da Perimetral, a transformação da Avenida Rodrigues Alves em via expressa e a construção da Avenida do Binário, que inclui o Túnel da Saúde, o Túnel do Binário e o Túnel da Via Expressa, que será entregue em 2015 com 3.450 metros, substituindo o Elevado da Perimetral.

Orçado em R$ 8 bilhões, o Projeto Porto Maravilha conta com um efetivo de 4 mil operários trabalhando na reurbanização de vias públicas, calçadas, museus, instalação de rede de água e esgoto, ciclovias, serviços de limpeza e plantio de árvores.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasEduardo PaesMDB – Movimento Democrático BrasileiroMetrópoles globaisPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPrefeitosRio de JaneiroSetor de transporteTransporte e logística

Mais de Brasil

Lula se encontra com ministros nesta sexta para balanço da gestão e confraternização

CNH: além de exame toxicológico, PL aprovado no Senado aumenta pontuação para suspensão de carteira

Lira encerra mandato na presidência da Câmara e diz que não terá problemas em voltar a ser deputado

Veja como votou cada deputado na proposta do pacote de corte de gastos