Brasil

'Perigo': Inmet alerta para tempestades no RS e Santa Catarina nesta sexta-feira; veja previsão

Baixa umidade segue em atuação no centro do país e atinge 10 estados

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 21 de junho de 2024 às 07h02.

Última atualização em 21 de junho de 2024 às 07h33.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para a ocorrências de tempestades no Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina nesta sexta-feira, 21.No sudoeste do RS, o alerta do fenômeno para a região foi classificado como de "Perigo". Enquanto isso, na porção central do país, uma área de baixa umidade segue em atuação, atingindo 10 estados.

Na área sudoeste do RS, as chuvas podem atingir até 100mm/dia, acompanhadas de ventos entre 60 e 100 km/h e granizo. Ainda segundo o Inmet, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Já para restante do estado e no centro-sul catarinense, o órgão emitiu um alerta de "Perigo Potencial" para tempestades. As chuvas não devem superar 50mm/dia, com ventos de até 60 km/h, também com possibilidade de queda de granizo.

Em Porto Alegre, a temperatura deve ficar entre 17°C e 21°C. As chuvas, que devem durar o dia todo, irão ser acompanhadas de trovoadas isoladas na capital gaúcha, segundo a previsão do Inmet. O final de semana deverá ser chuvoso, com trovoadas voltando a ocorrer no domingo e na segunda-feira.

Na parte central do país, englobando o Centro-Oeste e partes do Sudeste, Nordeste e Norte, segue em atuação uma área de baixa umidade, provocada por anticiclone em altos níveis que mantém a massa de ar seca na região. Entre os estados afetados estão: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, além do Distrito Federal.

Veja abaixo

Esse alerta é emitido quando os níveis de umidade relativa no ar ficam entre 30% e 20%. Os riscos à saúde ou de incêndios florestais é baixo. Entre as recomendações do Inmet está beber bastante líquido, evitar desgaste físico nas horas mais secas e exposição ao sol.

No Rio de Janeiro, os termômetros devem ficar entre 15°C e 32°C, nesta sexta-feira. O céu deve se manter com poucas nuvens até ao menos segunda-feira na capital. Em São Paulo, o cenário é similar. As temperaturas ficam entre 12°C e 27°C, com tendência de alta ao longo do final de semana, e o tempo segue firme.

Em Goiânia (GO), onde a amplitude térmica também é grande, os termômetros ficam entre 15°C e 31°C, com poucas variações ao longo do final de semana. Na tarde desta sexta-feira, há possibilidade de ocorrência de névoa seca na capital. Outra capital na área de atuação do alerta de baixa umidade, Cuiabá (MT) tem máxima de 35°C e 36°C para os próximos dias. A sexta-feira deverá ser de poucas nuvens, enquanto névoa seca deve ocorrer ao longo do final de semana. Quadro semelhante se repete em Campo Grande (MS), onde as temperaturas não devem superar os 32°C.

Acompanhe tudo sobre:ClimaBrasilSudesteRio Grande do SulSulCentro-Oeste

Mais de Brasil

Dunga, ex-técnico da Seleção Brasileira, e sua esposa sofrem acidente de carro no Paraná

PF apreende 12 milhões de maços de cigarros em São Paulo em maior operação na história

Auxílio Reconstrução no RS: governo prorroga prazo para prefeituras cadastrarem novas famílias

Eleições municipais: 101 deputados e 2 senadores são pré-candidatos a prefeito; veja lista

Mais na Exame