Brasil

Presidente de conselho reclama de interferência de Cunha

O presidente do Conselho de Ética reclamou de interferência do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, nos trabalhos do grupo


	O deputado José Carlos Araújo: "essa foi uma violência, um acinte ao Conselho de Ética, a nós, deputados"
 (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

O deputado José Carlos Araújo: "essa foi uma violência, um acinte ao Conselho de Ética, a nós, deputados" (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de dezembro de 2015 às 18h53.

Brasília - O presidente do Conselho de Ética, José Carlos Araújo (PSD-BA), reclamou nesta quarta-feira, 9, de interferência do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), nos trabalhos do grupo.

Nesta tarde, o relator do processo contra o peemedebista, Fausto Pinato (PRB-SP), foi destituído e integrantes da tropa de choque de Cunha levantaram suspeição sobre Araújo.

"Essa foi uma violência, um acinte ao Conselho de Ética, a nós, deputados. Não se pode se manter num cargo na força, na pressão. Do jeito que as coisas estão, essa Casa vai ter que fechar porque está faltando respeito", afirmou Araújo.

Questionado diretamente sobre interferência de Cunha na decisão de destituir Pinato em documento assinado pelo primeiro vice-presidente da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), José Carlos Araújo respondeu ironicamente. "Você acha que o vice-presidente da Casa ia escrever uma pérola daquela se não tivesse sido orientado a fazê-lo?", questionou o presidente do conselho.

Araújo disse que recorreria da destituição em plenário e que pretende conversar com seu escolhido para substituir Pinato ainda nesta noite. O presidente do conselho quer votar o parecer antes do recesso parlamentar, que começa no final da próxima semana. "Aquele que eu achar que vai ser o relator, vou conversar com ele hoje para que ele trabalhe durante a noite e amanhã possa apresentar ou uma complementação de voto ou um novo relatório. Se não der, (apresenta) na próxima terça-feira. Mas temos que tentar votar o relatório ainda este ano", afirmou o presidente.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilMDB – Movimento Democrático BrasileiroPartidos políticosCâmara dos DeputadosEduardo Cunha

Mais de Brasil

Salário dos professores: quais estados já pagam acima do piso nacional?

Paraná Pesquisas: Moro lidera cenários de 1º e 2º turno no Paraná

Prazo de inscrição para o Sisu 2026 termina nesta sexta-feira

Fuvest 2026: site passa por instabilidades com divulgação de aprovados