Prefeitura multa duas empresas por sonegação de ISS

Prefeitura emitiu as duas primeiras multas a empreendimentos por inconsistência no recolhimento do Imposto Sobre Serviço

São Paulo - A Prefeitura emitiu nesta sexta-feira, 20, as duas primeiras multas a empreendimentos por inconsistência no recolhimento do Imposto Sobre Serviço (ISS) após a descoberta da máfia que agia dentro da Secretaria Municipal de Finanças para dar descontos no tributo mediante a cobrança de propina.

Os nomes dos dois empreendimentos multados não foram revelados pela Prefeitura para não quebrar o sigilo fiscal dos contribuintes, protegido por lei federal.

Depois de descoberta da máfia, mais de 400 empreendimentos foram notificados a comparecer à Prefeitura e reapresentar as notas fiscais que apresentaram quando suas obras foram construídas. A proposta era ver se o imposto pago pelas construtoras batia com o que foi calculado a partir das notas.

Uma das empresas multadas trouxe as notas, mas a papelada resultou em um cálculo do imposto diferente. A obra havia tido 100% de desconto no ISS.

A outra empresa não compareceu à Prefeitura após a notificação para apresentar as notas.

Ao todo, 88 empreendimentos foram notificados neste mês a comparecer à Prefeitura e reapresentar suas notas fiscais. A solicitação foi atendida por 16 empresas, mas o material está em análise. Dos três empreendimentos que já foram analisados, dois foram multados e em apenas um os dados bateram, indicando que não houve sonegação de impostos.

Nesta sexta, outras 40 empresas seriam notificadas também. Ao receber a notificação, as empresas têm dez dias para apresentar as notas.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.