Brasil

Prefeitura do Rio inaugura consulta médica por vídeo; veja como funciona

Telessaúde Rio tem capacidade para até 10,5 mil atendimentos mensais; foco são os pacientes crônicos que tiveram o acompanhamento suspenso pela pandemia

Crivella: serviço inovador ampliará o acesso à saúde na cidade do Rio por meio da tecnologia (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Crivella: serviço inovador ampliará o acesso à saúde na cidade do Rio por meio da tecnologia (Fernando Frazão/Agência Brasil)

AO

Agência O Globo

Publicado em 13 de julho de 2020 às 16h40.

Última atualização em 14 de julho de 2020 às 14h33.

A prefeitura do Rio lançou, nesta segunda-feira, a central de atendimento médico virtual Telessaúde Rio, serviço inovador que ampliará o acesso à saúde no município por meio da tecnologia. Pacientes que tiveram o acompanhamento médico afetado pela quarentena durante a pandemia da Covid-19, ou mesmo aqueles com dificuldade de acesso por estarem em áreas de risco, poderão continuar com suas consultas de rotina, agora por videoconferência.

A consulta presencial é um momento único e jamais será substituída pela ligação telefônica. Porém, o acompanhamento em momentos difíceis, como o de pandemia, isso sim, pode ser feito. O afastamento social diminuiu o grau de infecção, mas aumentou a gravidade dos pacientes crônicos que deixaram de fazer exame e deixaram de fazer o acompanhamento, – disse o prefeito Macelo Crivella, durante o lançamento do serviço no Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro.

Crivella destacou que o Telessaúde Rio ganhou inclusive o apoio dos médicos do CREMERJ (Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro).

Mais próximos da população

O teleatendimento será voltado para a atenção primária. A prefeitura já contratou 89 médicos, que atenderão em turnos. A previsão é de que sejam realizadas 10,5 mil consultas por mês.

O paciente poderá conversar com o médico, revisar receitas e até receber no celular a prescrição para retirada da medicação em farmácias públicas e privadas por meio de QR Code.

O padrão da assistência virtual seguirá recomendações e protocolos do Conselho Federal de Medicina e do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro, que zelam pelas boas práticas no exercício do serviço de telemedicina.

Como acessar o Telessaúde Rio?

  • O paciente precisa ter computador ou celular com acesso a internet
  • Para ser atendido, o usuário deve realizar o cadastro no portal Identidade Carioca (
    https://identidadecarioca.apps.rio.gov.br/)
  • As consultas serão agendadas pelo site da Prefeitura do Rio
  • Na data e horário marcados, o usuário fará o contato com o médico por meio da plataforma disponível no site
  • O serviço funcionará de segunda-feira a sábado, das 8 às 20 horas
  • Serviço possibilitará emissão de receitas, laudos e solicitações de exames, todos com certificação digital, garantindo a segurança dos pacientes
Acompanhe tudo sobre:CoronavírusMarcelo CrivellaPandemiaRio de Janeiro

Mais de Brasil

Entenda 'fatiamento' de denúncia contra Bolsonaro e veja quem está em cada grupo

Rio cria canal para denúncias de trabalhadores em calor extremo

Senado aprova projeto que libera emendas bloqueadas em primeira sessão presidida por Alcolumbre

Entenda os argumentos da PGR para denunciar Bolsonaro e outras 33 pessoas por tentativa de golpe