Exame Logo

Prefeitura de SP suspende Zona Azul noturna nos calçadões do centro histórico

O anúncio motivou críticas de parte dos urbanistas, que viram um estímulo indevido ao uso de carros

Placa que informa Zona Azul em São Paulo (Reprodução/Quatro Rodas/Reprodução)
EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 31 de janeiro de 2023 às 15h13.

Começa nesta quarta-feira, 1º, o teste de vagas de Zona Azul noturna nos arredores do Theatro Municipal de São Paulo, no centro da cidade de São Paulo. A iniciativa, que inicialmente também valeria para os calçadões do centro histórico, foi alterada. Segundo a Prefeitura de São Paulo, só 77 vagas localizadas em vias de circulação de veículos no entorno do espaço cultural serão ativadas. O período experimental terá duração de 60 dias.

Anteriormente, quando a medida foi divulgada em 19 de janeiro, estavam previstas 275 vagas, 200 delas na Alameda Barão de Itapetininga e nas Conselheiros Crispiniano e Marconi, e outras 75 no entorno. “As vagas localizadas nos calçadões permanecerão inativas”, disse a Prefeitura de São Paulo. O anúncio motivou críticas de parte dos urbanistas, que viram um estímulo indevido ao uso de carros.

Veja também

As 77 vagas estão localizadas nas ruas Xavier de Toledo, 24 de Maio e no Viaduto do Chá, de acordo com o município. Do total, duas serão destinadas exclusivamente às pessoas com deficiência e quatro para idosos. “Por se tratar de uma Zona Azul especial, um crédito CAD dará direito a 2h de estacionamento e dois créditos a 4h”, disse em nota.

A liberação de vagas de Zona Azul noturna é uma medida da Secretaria de Mobilidade e Trânsito e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e será válida para a programação noturna de peças e espetáculos, entre 19h e 2h, por meio do aplicativo da Estapar. Durante o período de teste de 60 dias, o município vai acompanhar a utilização delas.

Quer receber os fatos mais relevantes do Brasil e do mundo direto no seu e-mail toda manhã? Clique aqui e cadastre-se na newsletter gratuita EXAME Desperta.

Acompanhe tudo sobre:sao-pauloTransportes

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame