Brasil

Prefeitura de SP suspende rodízio nesta manhã após protestos nas marginais e na zona leste

Autuações entre 7h e 10h desta segunda, 26, não terão efeito; bloqueios por moradia causaram caos nas Marginais Pinheiros e Tietê

Manifestações em SP: devido ao bloqueio de vias, CET anulou autuações por rodízio (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Manifestações em SP: devido ao bloqueio de vias, CET anulou autuações por rodízio (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Publicado em 26 de maio de 2025 às 08h30.

Última atualização em 26 de maio de 2025 às 08h39.

Segundo a administração municipal, a suspensão vale somente para o período da manhã. No período da tarde, o rodízio de veículos permanece normal, até nova ordem.

As multas foram canceladas devido aos transtornos provocados por um protesto de cerca de 100 moradores da comunidade Areião. Eles bloquearam a Marginal Pinheiros, no sentido Interlagos, perto da ponte do Jaguaré. O protesto causou congestionamento e afetou parcialmente o funcionamento dos trens da ViaMobilidade.

Os manifestantes atearam fogo em pneus e objetos, criando barricadas na pista expressa.

O congestionamento se estendeu até a Marginal Tietê, no sentido da Rodovia Castello Branco.

A linha 9-Esmeralda da ViaMobilidade teve o serviço interrompido entre as estações Presidente Altino e Ceasa, enquanto na linha 8-Diamante a operação ficou restrita ao trecho entre Júlio Prestes e Imperatriz Leopoldina e entre Presidente Altino e Itapevi. Segundo a ViaMobilidade, às 7h30, os trens estavam em processo de normalização.

Protestos por moradia

Desde as primeiras horas da manhã, as equipes do Corpo de Bombeiros e da concessionária trabalhavam para conter o fogo e retomar a circulação dos trens. A ViaMobilidade afirmou que sua prioridade é a segurança dos passageiros e a retomada do serviço “o mais rápido possível”.

A manifestação começou por volta das 6h, e chegou a afetar também a pista marginal da Rodovia Castello Branco, sentido capital, na altura de Osasco. Por volta das 7h, a CET já havia liberado uma faixa da Marginal Pinheiros, orientando motoristas a desviar pela região da Lapa, utilizando pontes como a do Remédio e do Piqueri. Frases como “Queremos moradia” e “Não reintegração” foram pichadas no asfalto.

Na zona leste da capital, outro grupo de manifestantes da Ocupação Jorge Hereda bloqueou a Avenida Aricanduva, sentido Marginal Tietê, nas imediações do Parque do Carmo. Com cartazes que diziam “Despejo zero já” e “Jorge Hereda resiste”, os participantes também exigiam soluções habitacionais.

O trânsito ficou cerca de uma hora mais lento na região por volta das 7h30. A CET indicava desvios pelas Avenidas dos Latinos, Rio das Pedras e Conselheiro Carrão.

Acompanhe tudo sobre:TrânsitoSão Paulo capitalProtestos

Mais de Brasil

Exame toxicológico será obrigatório para 1ª CNH após derrubada de vetos

Aumento real foi zero, diz secretária de SP sobre reajuste da Sabesp

Congresso derruba veto a PL que isenta Embrapa de taxas para pesquisas

Congresso aprova LDO e autoriza governo a perseguir piso da meta fiscal