Brasil

Prefeitura de SP recorre ao STF para liberar aumento do IPTU

O aumento está suspenso por decisão da Justiça estadual e do Superior Tribunal de Justiça


	Joaquim Barbosa: presidente do STF vai receber hoje  o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, que é contra o aumento, para tratar do assunto
 (REUTERS/Ueslei Marcelino)

Joaquim Barbosa: presidente do STF vai receber hoje  o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, que é contra o aumento, para tratar do assunto (REUTERS/Ueslei Marcelino)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de dezembro de 2013 às 15h15.

Brasília – A prefeitura de São Paulo recorreu hoje (19) ao Supremo Tribunal Federal (STF) para liberar o aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) na capital paulista.

O aumento está suspenso por decisão da Justiça estadual e do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O presidente do STF, Joaquim Barbosa, vai receber hoje (19) o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e o presidente da Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo), Paulo Skaf, que é contra o aumento, para tratar do assunto.

Ontem (18), o presidente do STJ, Felix Fischer, negou pedido da prefeitura para autorizar o aumento do imposto. De acordo com decisão do presidente do STJ, o pedido de liminar feito pelos representantes da prefeitura não foi o meio adequado para questionar a constitucionalidade do aumento.

No recurso impetrado no STJ, a prefeitura de São Paulo alegou que a suspensão do aumento gera prejuízo de R$ 800 milhões, além de impedir que o município possa atualizar a base de cálculo do imposto.

O aumento do imposto está suspenso desde o dia 11 de dezembro. Segundo a prefeitura, o reajuste representa aumento médio do IPTU de 14,1%, em 2014.

Considerando apenas os imóveis residenciais, a média ficará em torno de 10,7%. Dos cerca de 3 milhões de contribuintes, o número de isentos ficará estável em cerca de 1 milhão.

Acompanhe tudo sobre:ImpostosIPTUJoaquim BarbosaLeãoSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Lula demite Nísia; Padilha assumirá Ministério da Saúde

Defesa Civil emite alerta severo de chuvas para São Paulo na tarde desta terça

Tarcísio diz que denúncia da PGR contra Bolsonaro 'não faz sentido nenhum' e critica 'revanchismo'

Pé-de-Meia: como funciona o programa e como sacar o primeiro pagamento