São Paulo – A São Paulo Turismo (SPTuris), empresa de turismo e eventos da Prefeitura de São Paulo, oficializou, nesta segunda-feira, o chamamento público para encontrar empresas interessadas em investir na modernização do Anhembi.
Segundo comunicado divulgado pela SPTuris, o objetivo do chamamento é buscar projetos de parceria com a iniciativa privada para reformar e aumentar a atual área de eventos do espaço.
“O chamamento servirá para apresentação de projetos e soluções, mas caberá à Prefeitura modelar, regular e dispor sobre os termos e condições da parceria e da execução dos serviços”, afirmou Wilson Poit, secretário municipal para assuntos de turismo e presidente da SPTuris, em nota.
Modelo de parceria
De acordo com ele, o modelo parceria ainda não está definido, mas não se trata de uma privatização. “Poderá ser uma concessão, sociedade ou outro tipo de parceria com a iniciativa privada”, disse.
Os projetos apresentados pelas empresas interessadas devem abranger plantas de engenharia, arquitetura, estudos de viabilidade técnica e econômica, exploração comercial do local e outras melhorias.
Em recente entrevista à EXAME.com, Poit afirmou que o Anhembi precisa de uma grande reforma e apenas os recursos públicos não são suficientes para tal remodelação.
“Queremos ouvir interessados em fechar uma parceria público-privada (PPP) e analisar suas propostas de melhorias para o Anhembi”, afirmou Poit em entrevista dada por telefone à EXAME.com na ocasião.
Melhorias
Dentre todos os itens que precisam ser melhorados no Anhembi, Poit destaca que o espaço precisa, por exemplo, da instalação de uma central de ar-condicionado.
Além disso, ele também avalia necessários projetos para construção de um estacionamento, de um hotel e de um sistema de interligação que conecte o Anhembi à estação Tietê do Metrô – que fica cerca de um quilômetro de distância do local.
Com 400 mil metros quadrados, o Anhembi é um dos maiores centros de eventos da América Latina e é responsável por cerca de 30%dos principais eventos que acontecem no Brasil e mais de 50% dos eventos do Sudeste. O espaço recebe a cada dois anos, por exemplo, o Salão do Automóvel.
Todos os anos, mais de seis milhões de pessoas passam pelo pavilhão e cerca de 1.000 eventos são realizados no local. Para Poit, a modernização do Anhembi só trará benefícios para a cidade e atrair ainda mais interessados em locar o espaço.
A SPTuris estima que ainda neste ano o nome do parceiro seja divulgado. Valores necessários para as obras de modernização e prazo para a finalização do projeto ainda não foram divulgados.
Vale também lembrar que a PPP não inclui sambódromo e a Arena Anhembi.
-
1. Selva de pedra
zoom_out_map
1/8 (Germano Lüders/EXAME.com)
São Paulo – A selva de pedra chamada
São Paulo pode até assustar alguns. Mas, quando vistos de cima, os tons de cinza da
cidade compõem uma belíssima paisagem. Para que paulistanos e
turistas possam desfrutar dessa vista, a empresa São Paulo Turismo indicou 7 vistas panorâmicas capazes de tirar o fôlego. Confira nas imagens quais são os pontos que valem a visita.
-
2. Núcleo da Pedra Grande, no Parque Estadual da Cantareira
zoom_out_map
2/8 (Apolo Salomão Sales / Flickr Commons)
No Núcleo da Pedra Grande, no Parque Estadual da Cantareira, a vista é a recompensa final de uma trilha de quase 5 quilômetros em meio à natureza. O cansaço do caminho vale a pena, já que o bloco maciço de granito (a chamada Pedra Grande), de onde se vê a cidade, fica a 1.000 metros de altitude. Em dias claros e sem muitas nuvens, é possível ver até mesmo trechos da Serra do Mar, além de São Paulo. A caminhada total (ida e volta) é de 9,5 quilômetros.
-
3. Viaduto do Chá
zoom_out_map
3/8 (Flickr Commons / Deni Williams)
Também na região central da cidade, o Viaduto do Chá é caminho de milhares de pessoas, mas, entre os atropelos do dia a dia, nem todos conseguem perceber a paisagem em volta. De cima do ponto turístico inaugurado em 1892, é possível ver, de um lado, o Vale do Anhangabaú e o Viaduto Santa Ifigênia ao fundo. Do outro, estão a Praça da Bandeira, o Edifício Matarazzo e o Shopping Light.
-
4. Shopping Cidade Jardim
zoom_out_map
4/8 (Fernanda Frazão / Viagem e Turismo)
Shopping não é só para comprar. No terraço do Cidade Jardim, o visitante desfruta de uma vista da Marginal Pinheiros e seus edifícios espelhados. À noite, as luzes dão um tom ainda mais moderno à capital.
-
5. Edifício Itália
zoom_out_map
5/8 (Mário Rodrigues / Veja São Paulo)
Um dos lugares mais românticos de São Paulo, o Edifício Itália tem 165 metros de altura e ostenta uma vista privilegiada da cidade. Além do visual, o prédio localizado na Avenida Ipiranga, no Centro, abriga o restaurante Terraço Itália, com sua alta gastronomia e, claro, uma bela paisagem.
-
6. Praça do Pôr-do-Sol (Praça Coronel Custódio Fernandes)
zoom_out_map
6/8 (Roberto Setton / Viagem e Turismo)
O apelido do lugar já indica que passar um tempo por lá vale a pena. Para quem gosta de natureza e vida ao ar livre, a Praça Coronel Custódio Fernandes, mais conhecida como Praça do Pôr-do-Sol, no Alto de Pinheiros, é uma boa opção para curtir o fim de tarde, vendo os prédios e as árvores da cidade.
-
7. Mirante da Serra do Mar
zoom_out_map
7/8 (Rafael Cusato / Quatro Rodas)
Assim como o Núcleo da Pedra Grande (Parque Estadual da Cantareira), para ver a paisagem do Mirante da Serra do Mar é preciso caminhar por uma trilha, que fica no Núcleo Curucutu do Parque Estadual da Serra do Mar. O caminho tem 2,1 quilômetros de extensão (ida e volta) e a vista que se tem do cume da serra é de nada menos do que o litoral sul do estado, Itanhaém e Mongaguá, em dia de céu aberto. As visitas ao local são limitadas a 6 grupos de 12 pessoas, por dia, e só podem ser feitas com agendamento.
-
8. Veja, agora:
zoom_out_map
8/8 (Thinkstock)