Brasil

O que muda na vida do carioca durante as Olimpíadas

Feriado e mudanças no trânsito: o que muda no dia a dia do Rio Olímpico


	Olimpíadas 2016: medidas tem objetivo de melhorar mobilidade urbana e segurança de todos durante eventos, diz prefeito Eduardo Paes
 (Getty Images)

Olimpíadas 2016: medidas tem objetivo de melhorar mobilidade urbana e segurança de todos durante eventos, diz prefeito Eduardo Paes (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de junho de 2016 às 19h00.

A prefeitura do Rio de Janeiro regulamentou hoje (22) um pacote de medidas para o período dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, que ocorrerão, respectivamente, entre 5 e 21 de agosto e 7 e 18 de setembro.

O prefeito Eduardo Paes decretou feriado nos dias 5, 18 e 22 de agosto, o fechamento do Parque da Quinta da Boa Vista por quatro dias, a proibição de entrada e circulação de veículos de carga em vias do centro e das zonas norte, sul e oeste em horários específicos, além da proibição da circulação de carretas e caminhões em trechos da Avenida Brasil e Linha Vermelha e a criação da Rede de Faixas Olímpicas e Paralímpicas, a ser utilizada pelos veículos credenciados pelo Comitê Rio 2016.

De acordo com o prefeito, as medidas objetivam à melhoria da mobilidade urbana e da segurança de todos que utilizam a malha viária, uma vez que o evento implicará em um considerável aumento no fluxo de veículos e pessoas nas ruas e nos transportes públicos.

No período, o Rio receberá mais de 15 mil atletas de 206 países. Eles concorrerão a medalhas em 65 modalidades esportivas. No dia 10, outro decreto do prefeito Eduardo Paes determinou a aplicação de férias escolares durante a Olimpíada.

Feriados

Os feriados ocorrerão nos dias 5 de agosto, data da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos no Estádio do Maracanã, 18 de agosto, destinado à prova de triatlo nas ruas de Copacabana, e 22, quando haverá grande fluxo de pessoas se dirigindo aos aeroportos da cidade para retorno a seus países de origem, principalmente os destinos internacionais.

Corredor exclusivo

A Rede de Faixas Olímpicas e Paralímpicas poderá ser utilizada pelos veículos credenciados pelo Comitê Rio 2016 entre 25 de julho e 18 de setembro.

As faixas poderão ter dois tipos de utilização: as dedicadas, para circulação exclusiva de veículos credenciados, e as prioritárias, para veículos credenciados, ônibus de linhas regulares, táxis com passageiros nos corredores de tráfego do sistema rápido de transporte coletivo (BRS) e veículos que se dirijam a áreas cuja acessibilidade ficará restrita com a implantação das faixas, como a Avenida Niemeyer, que liga o bairro do Leblon à São Conrado, na zona sul.

Resolução

A Secretaria Municipal de Transportes emitirá resolução regulamentando as normas de utilização e funcionamento, detalhamento dos trechos das vias a serem utilizados, dias e horários de operação de cada um dos trechos das Faixas Olímpicas e Paralímpicas, fechamento de acessos e bloqueio de vias, cancelamento de faixas reversíveis rotineiras da cidade e áreas de lazer, além de medidas necessárias para priorizar a fluidez nas faixas.

Os veículos não credenciados ou autorizados que circularem pelas Faixas Olímpicas e Paralímpicas poderão ser multados em R$ 1,5 mil. O não pagamento implicará na inclusão do proprietário do veículo infrator na dívida ativa do município do Rio de Janeiro.

Estacionamento

Durante o período da Rio 2016, os veículos do tipo "MotorHome" não poderão estacionar em áreas públicas da cidade. Eles terão de ser dirigir à Avenida Visconde de Rio Branco, 239, no centro de Niterói, região metropolitana do Rio, onde poderão estacionar, conforme estabelece parceria firmada com a prefeitura de Niterói. 

Na Copa do Mundo, veículos de outros estados e países, principalmente Argentina, ficaram estacionados durante toda a competição no Sambódromo. Na Rio 2016 haverá competições na Marquês de Sapucaí e, por isso, o local não poderá ser liberado para estacionamento.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasEduardo PaesEsportesJogos ParalímpicosMDB – Movimento Democrático BrasileiroMetrópoles globaisOlimpíada 2016OlimpíadasPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPrefeitosRio de Janeiro

Mais de Brasil

Ministros do STF minimizam impacto de decisão da Meta no Brasil

Prefeito de BH, Fuad Noman segue na UTI, mas está lúcido e orientado

Onde e como pagar multa eleitoral?

Lula comunica demissão de Pimenta, e Sidônio assume comunicação do governo nos próximos dias