Brasil

Portugal tem 5 casos de zika de pessoas que visitaram Brasil

O Instituto Nacional de Saúde de Portugal confirmou hoje a detecção do vírus em cinco pessoas, que contraíram a doença durante visita ao território brasileiro


	Cidade do porto, em Portugal: o Instituto Nacional de Saúde de Portugal confirmou hoje a detecção do vírus em cinco pessoas
 (Thinkstock)

Cidade do porto, em Portugal: o Instituto Nacional de Saúde de Portugal confirmou hoje a detecção do vírus em cinco pessoas (Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de janeiro de 2016 às 15h16.

Lisboa - Portugal registrou até esta quarta-feira cinco casos de zika vírus, todos eles de pessoas que estiveram no Brasil, onde foi detectado um dos maiores focos desta doença, transmitida pela picada do Aedes aegypti.

O Instituto Nacional de Saúde de Portugal confirmou hoje a detecção do vírus em cinco pessoas, que contraíram a doença durante visita ao território brasileiro, por isso que, esclareceu, são "casos importados".

Portugal é o país europeu com laços mais estreitos com o Brasil e entre ambos há até 82 voos semanais e uma grande comunidade brasileira residente em solo luso.

O zika vírus afeta 22 países do continente americano e obrigou os governos da região a tomar medidas extremas, como o Brasil e a República Dominicana, que desdobraram suas forças militares para ajudar no combater ao mosquito transmissor desse vírus, da dengue e da chicungunha.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsSaúdeDoençasPortugalZika

Mais de Brasil

Morre empresário Oscar Maroni aos 74 anos

São Silvestre chega à 100ª edição com recorde de 55 mil inscritos

Retrospectiva: 10 fatos que marcaram a política brasileira em 2025

31 de dezembro é feriado ou ponto facultativo? Entenda o que diz a lei