Brasil

Polícia Federal apreende madeira ilegal extraída de terras indígenas em Rondônia

Ação ocorreu nas redondezas das terras indígenas Roosevelt e Parque Aripuanã, região é conhecida pelo alto índice do crime de extração de madeira

PF: crime ocorreu em região com alto índice de extração ilegal de madeira (Forças Armadas/Divulgação)

PF: crime ocorreu em região com alto índice de extração ilegal de madeira (Forças Armadas/Divulgação)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 16 de novembro de 2023 às 15h09.

Uma fiscalização de rotina da Polícia Federal (PF) na madrugada de quarta-feira, 15, resultou na prisão em flagrante de dois motoristas que transportavam 19 toras de madeira nativa.

A ação ocorreu nas redondezas das terras indígenas Roosevelt e Parque Aripuanã, no município de Espigão d'Oeste, em Rondônia, a 530 quilômetros da capital, Porto Velho. A região é conhecida pelo alto índice do crime de extração de madeira em terras indígenas, segundo a PF.

Os dois caminhões usados para fazer o transporte também foram apreendidos. Os veículos não possuíam placa de identificação e os motoristas portavam rádios comunicadores não homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Segundo a PF, esse é um material comumente utilizado por criminosos para fugirem das ações fiscalizatórias.

Em janeiro deste ano, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) revogaram instrução normativa, editada pela gestão Jair Bolsonaro (PL), que permitia a exploração de madeira em terras indígenas é proibida desde janeiro deste ano.

Os dois suspeitos foram levados para a base da PF na cidade vizinha e serão investigados pelos crimes de transporte irregular de madeira, desenvolvimento clandestino de atividades de telecomunicação e receptação qualificada.

Acompanhe tudo sobre:Polícia Federal

Mais de Brasil

Comissão da Câmara discute criação de auxílio para pessoas atingidas pelas enchentes no RS

Governo de SP confirma Equatorial como investidora estratégica da Sabesp

Moraes determina que PGR se manifeste sobre norma do CFM que restringia aborto legal

Tramonte lidera as intenções de voto para prefeitura de BH, aponta pesquisa Quaest

Mais na Exame