Brasil

Piora da pandemia faz Unesp adiar 2ª fase do vestibular 2021

As provas estavam marcadas para o dia 28 de fevereiro para candidatos de todos os cursos. Ainda não há nova data para a realização do teste

Unesp (Wikimedia Commons/Reprodução)

Unesp (Wikimedia Commons/Reprodução)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 24 de fevereiro de 2021 às 20h47.

Última atualização em 24 de fevereiro de 2021 às 21h20.

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) suspendeu a realização da segunda fase de seu vestibular em decorrência do agravamento da pandemia no país. As provas estavam marcadas para o dia 28 de fevereiro para candidatos de todos os cursos. Ainda não há nova data para a realização do teste.

Em nota publicada, a Unesp e a Fundação Vunesp, responsável pela aplicação do processo seletivo, consideraram "as dificuldades geradas pelo agravamento da pandemia de covid-19, especialmente em cidades com impossibilidade de aplicação de prova" para definir o adiamento.

O texto ainda diz que ficam mantidas as datas das provas de habilidades para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais e Design e Artes Cênicas, Arte-Teatro, Artes Visuais, Música Bacharelado e Música Licenciatura.

A prova ocorreria em 31 cidades paulistas, além de 23 onde estão sendo oferecidos cursos, com protocolos de aplicação baseados em recomendações das autoridades sanitárias, como o uso de máscara, distanciamento mínimo de 1,5 metro, salas com menos candidatos e disponibilidade de álcool em gel para uso dos candidatos e da equipe de aplicação, entre outras medidas.

No total, a decisão afeta mais de 35 mil alunos convocados para a segunda fase do vestibular. A universidade, neste ano, oferece 7.630 vagas distribuídas em 23 cidades.

No dia 21, em posicionamento institucional publicado, a Unesp, por meio do reitor Pasqual Barretti, e da vice-reitora, Maysa Furlan, declararam apoio às medidas de contenção da pandemia em Araraquara, onde a universidade tem um campus, e que passa por um lockdown. "Externamos solidariedade à população de Araraquara e viemos a público declarar apoio ao prefeito Edinho Silva, que decretou lockdown entre o meio-dia de hoje, 21, até a meia-noite de terça, 23."

Acompanhe tudo sobre:Ensino superiorFaculdades e universidadesPandemiaUnespVestibulares

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP