Brasil

Piora da pandemia faz Unesp adiar 2ª fase do vestibular 2021

As provas estavam marcadas para o dia 28 de fevereiro para candidatos de todos os cursos. Ainda não há nova data para a realização do teste

Unesp (Wikimedia Commons/Reprodução)

Unesp (Wikimedia Commons/Reprodução)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 24 de fevereiro de 2021 às 20h47.

Última atualização em 24 de fevereiro de 2021 às 21h20.

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) suspendeu a realização da segunda fase de seu vestibular em decorrência do agravamento da pandemia no país. As provas estavam marcadas para o dia 28 de fevereiro para candidatos de todos os cursos. Ainda não há nova data para a realização do teste.

Em nota publicada, a Unesp e a Fundação Vunesp, responsável pela aplicação do processo seletivo, consideraram "as dificuldades geradas pelo agravamento da pandemia de covid-19, especialmente em cidades com impossibilidade de aplicação de prova" para definir o adiamento.

O texto ainda diz que ficam mantidas as datas das provas de habilidades para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais e Design e Artes Cênicas, Arte-Teatro, Artes Visuais, Música Bacharelado e Música Licenciatura.

A prova ocorreria em 31 cidades paulistas, além de 23 onde estão sendo oferecidos cursos, com protocolos de aplicação baseados em recomendações das autoridades sanitárias, como o uso de máscara, distanciamento mínimo de 1,5 metro, salas com menos candidatos e disponibilidade de álcool em gel para uso dos candidatos e da equipe de aplicação, entre outras medidas.

No total, a decisão afeta mais de 35 mil alunos convocados para a segunda fase do vestibular. A universidade, neste ano, oferece 7.630 vagas distribuídas em 23 cidades.

No dia 21, em posicionamento institucional publicado, a Unesp, por meio do reitor Pasqual Barretti, e da vice-reitora, Maysa Furlan, declararam apoio às medidas de contenção da pandemia em Araraquara, onde a universidade tem um campus, e que passa por um lockdown. "Externamos solidariedade à população de Araraquara e viemos a público declarar apoio ao prefeito Edinho Silva, que decretou lockdown entre o meio-dia de hoje, 21, até a meia-noite de terça, 23."

Acompanhe tudo sobre:Ensino superiorFaculdades e universidadesPandemiaUnespVestibulares

Mais de Brasil

Ministro da Justiça reage a caso de jovem baleada pela PRF: 'obrigação de dar exemplo'

Morre Roberto Figueiredo do Amaral, executivo da Andrade Gutierrez

Desabamento e veículos arrastados: véspera de natal é marcada por chuvas em BH

Avião desaparece no AM e mãe de piloto faz apelo por buscas do filho nas redes sociais