Brasil

Pimentel seria eleito em primeiro turno em MG, diz Ibope

Petista aparece no levantamento com 37% das intenções de voto

Fernando Pimentel, candidato do PT ao governo de Minas Gerais visita a cidade de Matozinhos (Marcos Vieira/Pimentel 13/Divulgação)

Fernando Pimentel, candidato do PT ao governo de Minas Gerais visita a cidade de Matozinhos (Marcos Vieira/Pimentel 13/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de agosto de 2014 às 20h27.

Belo Horizonte - Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira mostra que o ex-ministro Fernando Pimentel (PT) seria eleito em primeiro turno para o governo de Minas Gerais caso as eleições fossem hoje.

O petista aparece no levantamento com 37% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece o também ex-ministro Pimenta da Veiga (PSDB), que teve 23% da preferência do eleitorado, seguido por Tarcísio Delgado (PSB), citado por 3% dos pesquisados.

Além deles, Cleide Donária (PCO), Fidélis Alcântara (PSOL), Professor Túlio (PCB) e Eduardo Ferreira (PSDC) aparecem com 1% das intenções de voto cada.

Segundo o Ibope, 11% dos eleitores declararam voto nulo ou branco, enquanto 22% dos pesquisados não responderam ou não sabem em quem votarão.

Com a margem de erro de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, Pimentel teria pelo menos 35% dos votos válidos, contra 32% da soma de seus adversários.

A pesquisa mostrou que Pimentel também venceria um eventual segundo turno, com 42% dos votos, contra 26% de Pimenta da Veiga. Segundo o Ibope, 11% votariam em branco ou nulo e 21% não souberam dizer.

O resultado do levantamento divulgado hoje, o primeiro após o início da propaganda eleitoral gratuita nas rádios e TVs, mostrou um aumento de 15 pontos porcentuais de Pimentel em relação à pesquisa Ibope divulgada em 30 de julho, enquanto Pimenta oscilou dentro da margem de erro.

Na ocasião, o petista e o tucano apareceram em empate técnico no limite da margem de erro, com 25% das intenções de voto para Pimentel contra 21% de Pimenta.

Tarcísio Delgado também aparecia com 3% das intenções voto, assim como Cleide Donária, Fidélis Alcântara e Professor Túlio Lopes se mantiveram o 1%.

Eduardo Ferreira oscilou negativamente um ponto porcentual, já que aparecia com 2% dos eleitores. No levantamento anterior, os votos nulos ou em branco somavam 13%, enquanto 31% não souberam responder ou não informaram em quem votariam.

A pesquisa divulgada hoje foi encomendada pela TV Globo e foi realizada com 1.806 eleitores, entre os dias 23 e 25. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) sob o número 0069/2014.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2014Fernando PimentelIbopePartidos políticosPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Governo cria sistema de emissão de carteira nacional da pessoa com TEA

Governo de SP usará drones para estimar número de morte de peixes após contaminação de rios

8/1: Dobra número de investigados por atos golpistas que pediram refúgio na Argentina, estima PF

PEC que anistia partidos só deve ser votada em agosto no Senado

Mais na Exame