PF recomenda afastamento do presidente da CCJ do cargo

Os procuradores podem manter ou não a sugestão da PF para que Lira seja afastado do comando da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)

São Paulo e Brasília - A Polícia Federal sugeriu o afastamento do deputado Arthur Lira (PP-AL) do comando da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara no relatório que apontou envolvimento dele no esquema de corrupção da Petrobras, investigado pela Operação Lava Jato.

A denúncia deve ser encaminhada nesta quarta-feira, 2, pelo Ministério Público Federal ao Supremo Tribunal Federal (STF). Os procuradores podem manter ou não a sugestão da PF para que Lira seja afastado do comando da CCJ.

O relatório da PF conclui que há indício de cometimento de crime por ele e pelo pai, o senador Benedito de Lira (PP-AL).

Segundo o relatório, ambos teriam recebido vantagens indevidas por obras executadas pela Petrobras por meio de doações oficiais de campanha e pagamento de dívidas eleitorais. A denúncia é de corrupção passiva.

Uma parte do relatório incluindo a recomendação do deputado da CCJ está sob segredo de Justiça porque contém informações da delação premiada de Ricardo Pessoa.

Arthur de Lira foi eleito em março de 2014 para comandar a principal comissão temática da Câmara pela qual passam todos os projetos que serão discutidos na casa.

Na época, ele já era alvo da Lava Jato e acusado de agredir a mulher. O afastamento da CCJ seria necessário porque ele teria usado o cargo para praticar atos ilícitos.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.