Brasil

PF prende líderes de seita religiosa que escravizava fiéis

Polícia afirmou que os suspeitos abordavam pessoas com fragilidade emocional e pediam a transferência de todos os bens para a instituição


	PF prende líderes de seita religiosa suspeitos de escravizar fiéis
 (Polícia Federal/Fotos Públicas)

PF prende líderes de seita religiosa suspeitos de escravizar fiéis (Polícia Federal/Fotos Públicas)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de agosto de 2015 às 16h46.

Brasília - Seis líderes de uma seita religiosa foram presos hoje (17) durante operação da Polícia Federal (PF) em Minas Gerais, São Paulo e Bahia. Eles são suspeitos de manter fiéis em situação análoga à escravidão e de se apropriar do patrimônio das vítimas.

Segundo a Polícia Federal, os fiéis frequentavam uma igreja com sede em São Paulo e eram convencidos a participar da seita religiosa no interior de Minas Gerais.

A PF afirmou que os suspeitos abordavam pessoas com fragilidade emocional e pediam a transferência de todos os bens para a instituição.

Sob o argumento da convivência em uma comunidade onde “tudo seria de todos”, os fiéis eram obrigados a trabalhar sem qualquer pagamento. Os investigadores estimam que o patrimônio recebido nas doações ultrapassa R$ 100 milhões.

Ao todo, foram cumpridos 129 mandados judiciais. Além das prisões, seis mandatos de busca e apreensão, 47 de condução coercitiva (quando a pessoa é levada à polícia para prestar depoimento)  e 70 de sequestro de bens, envolvendo imóveis, veículos e dinheiro.

Os suspeitos estão presos temporariamente por cinco dias, podendo ter as prisões prorrogadas.

Os investigados poderão responder pelos crimes de redução de pessoas à condição análoga de escravo, tráfico de pessoas, estelionato, organização criminosa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

Acompanhe tudo sobre:ReligiãoJustiçaPrisõesPolícia FederalIgreja CatólicaTrabalho escravo

Mais de Brasil

Michelle publica primeiro vídeo de campanha ao lado de Flávio Bolsonaro após crise familiar

STF amplia alcance da Lei Maria da Penha para casos sem vínculo doméstico; entenda o que muda 

Dancinha dá voto? Por que candidatos apostam em coreografias nas eleições de 2026

Durigan diz que MP do fim da Taxa das Blusinhas é prioridade do governo