Brasil

PF descobre fraudes de R$ 4 mi em benefícios da Previdência

Pelo menos 34 benefícios foram fraudados, garantindo pagamentos ilícitos a "segurados"

Previdência: a base da operação é o município de Campos dos Goytacazes, ao norte do Estado do Rio (Antonio Cruz/ABr/Reprodução)

Previdência: a base da operação é o município de Campos dos Goytacazes, ao norte do Estado do Rio (Antonio Cruz/ABr/Reprodução)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 8 de dezembro de 2017 às 18h02.

São Paulo - A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira, 8, a Operação Cardiopata para combater um esquema de fraudes na concessão de benefícios da Previdência que pode ter provocado prejuízo de R$ 4 milhões aos cofres públicos. Pelo menos 34 benefícios foram fraudados, garantindo pagamentos ilícitos a "segurados".

Cardiopata mobiliza 120 agentes e delegados federais para cumprimento de 53 mandados judiciais - sendo 15 de prisão, 20 de condução coercitiva e 18 de buscas.

A base da operação é o município de Campos dos Goytacazes, ao norte do Estado do Rio.

Os investigadores suspeitam da ação de médicos e peritos.

A PF informou que deverá indiciar os envolvidos por estelionato previdenciário, corrupção e até violação do sigilo funcional - quando um servidor tem acesso a dados confidenciais e deles faz uso para obter alguma vantagem.

Segundo a investigação, os beneficiados da fraude conseguiam atestados médicos de que sofriam de miocardiopatia - doença do músculo do coração. A PF constatou que os atestados usados pelos beneficiários eram falsificados.

Acompanhe tudo sobre:FraudesGoverno TemerPolícia FederalPrevidência SocialReforma da Previdência

Mais de Brasil

Para especialistas, reforma tributária pode onerar empresas optantes pelo Simples Nacional

Advogado de Cid diz que Bolsonaro sabia de plano de matar Lula e Moraes, mas recua

STF forma maioria para manter prisão de Robinho