Brasil

Pedido de cassação de Aécio no Conselho de Ética é arquivado

Segundo a assessoria do presidente do Conselho de Ética, o senador tomou a decisão de indeferir o pedido "por falta de provas"

Aécio: os integrantes do conselho têm dois dias úteis para recorrer da decisão (Evaristo Sa/AFP)

Aécio: os integrantes do conselho têm dois dias úteis para recorrer da decisão (Evaristo Sa/AFP)

R

Reuters

Publicado em 23 de junho de 2017 às 18h34.

Brasília - O presidente do Conselho de Ética do Senado, João Alberto Souza (PMDB-MA), decidiu recusar o pedido de cassação do mandato do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG), denunciado ao Supremo Tribunal Federal (STF) por corrupção passiva e obstrução da Justiça a partir de delação de empresários do grupo J&F, holding que controla a JBS.

Segundo a assessoria de Souza, o senador tomou a decisão de indeferir o pedido "por falta de provas".

Ainda de acordo com a assessoria, os integrantes do conselho têm dois dias úteis para recorrer da decisão, desde que contem com o apoio de pelo menos cinco membros do colegiado.

O tucano, candidato derrotado nas eleições presidenciais de 2014 e presidente licenciado do PSDB, é acusado pelo Ministério Público de ter usado o cargo para defender interesses da J&F em troca do recebimento de propina.

Aécio teve uma conversa interceptada na qual pedia 2 milhões de reais a Joesley Batista, um dos donos do grupo e que fez delação premiada.

Posteriormente, a quantia exigida pelo senador foi entregue a um primo dele, em ação acompanhada pela Polícia Federal e feita com autorização do STF.

Na próxima semana, a primeira turma do STF deve analisar pedido de prisão de Aécio formulado pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

O PSDB chegou a reunir a sua Executiva para decidir se permaneceria no governo, já que as delações de empresários do grupo J&F também resultaram na abertura de um inquérito contra o presidente Michel Temer.

Na ocasião, tucanos decidiram permanecer no governo e eventualmente reavaliar sua posição diante de novos acontecimentos.

Acompanhe tudo sobre:SenadoCassaçõesaecio-neves

Mais de Brasil

STF valida aumento de pena por crimes contra a honra de agentes públicos

Como funciona a correção da redação do Enem? Debates nas redes acendem alerta para mudança de regras

Kassab filia seis dos oito deputados estaduais do PSDB em São Paulo

Deputado apresenta projeto para proibir redes sociais a menores de 16 anos