Brasil

Pedalar até o trabalho vai render folga para servidor de Salvador

A iniciativa vale para os 141 funcionários da Secretaria. A expectativa, porém, é expandir a medida para todos os funcionários da prefeitura de Salvador

Rua Luiz Maria, na Baixa do Fiscal, em Salvador (Divulgação/Secretaria de Comunicação/Reprodução)

Rua Luiz Maria, na Baixa do Fiscal, em Salvador (Divulgação/Secretaria de Comunicação/Reprodução)

Valéria Bretas

Valéria Bretas

Publicado em 9 de fevereiro de 2017 às 16h33.

Última atualização em 9 de fevereiro de 2017 às 17h40.

São Paulo – A partir desta quinta-feira (9), o servidor público da Secretaria de Cidade Sustentável e Inovação de Salvador, na Bahia, ganha um incentivo para ir ao trabalho de bicicleta: quem fizer o trajeto durante 15 dias úteis por mês ganhará uma folga mensal.

Para receber o benefício, o servidor terá que comprovar o seu deslocamento por meio de uma declaração com os dias em que ele utilizou a bicicleta. Um funcionário ficará encarregado de fiscalizar o uso do transporte.

Inicialmente, a iniciativa funcionará como um projeto-piloto para os 141 funcionários da Secretaria. A expectativa, segundo a Secretaria de Comunicação da cidade, é expandir a medida para toda a prefeitura.

“Salvador precisa de menos carros nas ruas e nós, moradores, de uma vida mais saudável”, disse, em nota, o titular da pasta, André Fraga.

Ele diz que costuma percorrer 20 km de bicicleta da própria casa até o trabalho pelo menos uma vez na semana. Com a nova portaria, Fraga diz que vai aumentar a quantidade de vezes em que fará o trajeto.

O servidor Eleandro Pereira, de 58 anos, que já faz o caminho de casa até a Secretaria, descreve os benefícios da prática: “Não pego engarrafamento, exercito meu corpo e ainda ajudo a não poluir a cidade”, afirmou à Secretaria de Comunicação da cidade.

“Agora, com essa nova decisão, aumenta a minha vontade de pedalar e de motivar outros colegas a fazer o mesmo. É saudável”, completa.

Acompanhe tudo sobre:BicicletasEl SalvadorMeio ambiente

Mais de Brasil

Geração está aprendendo menos por causa do celular, diz autora do PL que proíbe aparelhos em escolas

Após cinco anos, Brasil recupera certificado de eliminação do sarampo

Bastidor: queda na popularidade pressiona Lula por reforma ministerial e “cavalo de pau do governo”

Governo Lula é bom ou ótimo para 35,5% e ruim ou péssimo para 30,8%, diz pesquisa CNT/MDA