Brasil

PDT irá apoiar Haddad para combater "forças mais reacionárias do Brasil"

Em nota, partido justificou o apoio "para evitar a vitória das forças mais reacionárias e atrasadas do Brasil e a derrocada da democracia"

Ciro Gomes: após o resultado do primeiro turno, político cearense descartou de imediato apoiar Bolsonaro (Paulo Whitaker/Reuters)

Ciro Gomes: após o resultado do primeiro turno, político cearense descartou de imediato apoiar Bolsonaro (Paulo Whitaker/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 10 de outubro de 2018 às 18h18.

O PDT (Partido Democrático Trabalhista) anunciou nesta quarta-feira, 10, que dará um apoio crítico ao candidato do PT à Presidência, Fernando Haddad, segundo nota divulgada após reunião da Executiva Nacional do partido em Brasília.

De acordo com a nota do partido, que disputou o primeiro turno das eleições com o candidato Ciro Gomes, o apoio vem "para evitar a vitória das forças mais reacionárias e atrasadas do Brasil e a derrocada da democracia".

Haddad disputa o segundo turno da corrida presidencial contra o candidato do PSL, Jair Bolsonaro, que ficou em primeiro lugar na votação de domingo. Ciro terminou em terceiro, com 12,47 dos votos válidos, o equivalente a 13,3 milhões de votos.

 

Na ocasião, o presidente do partido, Carlos Lupi, disse que esta seria a posição levada por ele e pelo candidato Ciro Gomes à reunião da Executiva Nacional.

No domingo, em sua declaração após o resultado do primeiro turno, Ciro descartou de imediato apoiar o candidato Bolsonaro.

Acompanhe tudo sobre:Ciro GomesEleições 2018Fernando HaddadJair BolsonaroPDT

Mais de Brasil

Convenção para oficializar chapa Boulos-Marta em SP terá Lula e 7 ministros do governo

Convenção do PRTB e disputas judiciais podem barrar Pablo Marçal na disputa em SP; entenda

TSE divulga perfil do eleitor que vai às urnas em outubro; veja qual é

Brasil terá mais de 155 milhões de eleitores nas eleições municipais de 2024

Mais na Exame