Brasil

Patriota cobra transparência dos EUA

"Hoje, enfrentamos um novo desafio na relação (dos dois países): as notícias de interceptação de comunicação de brasileiros", disse o ministro


	O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota: "Esclarecimentos estão sendo solicitados e ouvi-los não significa aceitar o status quo"
 (REUTERS/Andres Stapff)

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota: "Esclarecimentos estão sendo solicitados e ouvi-los não significa aceitar o status quo" (REUTERS/Andres Stapff)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de agosto de 2013 às 15h35.

Brasília - O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, recebeu nesta terça-feira, 13, o Secretário de Estado norte-americano, John Kerry, e afirmou que pediu informações sobre as atividades da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês), que teria interceptado informações, por meio de chamadas telefônicas e e-mails, de brasileiros.

"Hoje, enfrentamos um novo desafio na relação (dos dois países): as notícias de interceptação de comunicação de brasileiros", disse o ministro.

"Esse processo de esclarecimento não é um fim em si mesmo", disse. "Esclarecimentos estão sendo solicitados e ouvi-los não significa aceitar o status quo."

Patriota cobrou transparência dos americanos. "Consideramos que os EUA não encontrarão melhor parceiro no combate ao terrorismo, na medida em que as informações sejam levadas a cabo de forma transparente", concluiu.

Israel e Palestina

Em declaração conjunta com o secretário de Estado norte-americano, Patriota disse também que o Brasil apoia a retomada das negociações de paz entre israelenses e palestinos. O ministro disse esperar que resultados apareçam das conversas dentro de noves meses.

"Congratulamos os esforços que deverão levar a um processo que esperamos que, dentro de nove meses, levem a resultados", disse Patriota na declaração conjunta com Kerry.

Acompanhe tudo sobre:Antonio PatriotaDiplomaciaEspionagemJohn KerryPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Brasil

Eduardo Braide tem 56,8% dos votos válidos e Duarte, 22,9%, em São Luís, diz AtlasIntel

Engler tem 28,1% dos votos válidos; Fuad, 24,1%, e Tramonte, 20,8%, em BH, diz pesquisa Futura

Justiça eleitoral suspende outra conta de Pablo Marçal no Instagram

Smartphone nas eleições 2024: Posso votar com o celular no bolso?