Brasil

Para 57%, governo Dilma é igual ao de Lula, diz pesquisa

Já o porcentual dos que consideram o atual governo pior que o anterior subiu de 18% para 25% entre março e junho


	Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff em evento do PT
 (Ricardo Stuckert/Instituto Lula)

Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff em evento do PT (Ricardo Stuckert/Instituto Lula)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de junho de 2013 às 14h54.

Brasília - Para 57% dos entrevistados pela pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quarta-feira, 19, o governo Dilma é igual ao governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ante 61% da pesquisa anterior.

Já o porcentual dos que consideram o atual governo pior que o anterior subiu de 18% para 25% entre março e junho. E, no mesmo período, caiu a quantidade de brasileiros que avaliaram o governo Dilma como melhor que o do antecessor: de 20% para 16%.

Entre os assuntos mais lembrados sobre o governo Dilma Rousseff na pesquisa realizada, 15% dos entrevistados citaram o boato sobre o fim do Bolsa Família ou assuntos relacionados, como a antecipação dos depósitos do programa e os tumultos para sacar o dinheiro.

Outros 10% citaram assuntos relacionados à Copa do Mundo de 2014, como as obras, a entrega dos estádios e os atrasos no cronograma das obras. Outros temas citados foram a PEC das Domésticas, a redução na conta de luz, a alta da inflação, a redução dos impostos da cesta básica e a alta dos juros básicos.

As entrevistas, realizadas entre os dias 8 e 11 deste mês, não captaram a repercussão dos protestos que se espalharam pelo País nos últimos dias. "Foi bom não ter contaminado (a pesquisa) para percebermos a questão da inflação", avaliou o gerente-executivo de pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Renato da Fonseca.

Ele lembrou que durante o levantamento em campo as manifestações estavam em fase inicial e localizadas em São Paulo, em virtude do anúncio do reajuste da tarifa de R$ 3,00 para R$ 3,20. Ele ressaltou que ainda não dá para avaliar os efeitos dos protestos no governo federal ou em outras esferas. "Pouca gente compreende o movimento", enfatizou.

Expectativas

Em relação ao restante do governo Dilma Rousseff, a expectativa da população acompanhou a queda da avaliação do governo no mês de junho. O porcentual de entrevistados que acreditam que o restante do governo será ótimo ou bom caiu de 65% para 55% entre março e junho deste ano.

E aumentou a quantidade que acredita que será péssimo ou ruim, de 8% para 14% - o que, segundo a CNI, foi o maior porcentual desde o início do governo.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffGoverno DilmaLuiz Inácio Lula da SilvaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Inovação da indústria demanda 'transformação cultural' para atrair talentos, diz Jorge Cerezo

Reforma tributária não resolve problema fiscal, afirma presidente da Refina Brasil

Plano golpista no Planalto previa armas de guerra