Brasil

Otto Alencar acusa CPMI da JBS de ser "chapa branca"

O deputado Carlos Marun (PMDB-MS), aliado do presidente Michel Temer, foi escolhido para ser o relator da CPI mista da JBS

Marun: o deputado é um dos principais integrantes da tropa de choque de Temer no Congresso (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Marun: o deputado é um dos principais integrantes da tropa de choque de Temer no Congresso (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 12 de setembro de 2017 às 16h24.

Brasília - A escolha do deputado Carlos Marun (PMDB-MS) para ser o relator da CPI mista da JBS provocou uma nova baixa na comissão.

O senador Otto Alencar (PSD-BA), que faz parte da base aliada, acusou o colegiado de ser "chapa branca" e deixou a reunião irritado. Na saída, inclusive, bateu a porta da sala.

Marun é um dos principais integrantes da tropa de choque de Michel Temer no Congresso e seu nome enfrenta resistência.

Parlamentares afirmam que a intenção do Planalto ao colocar Marun na função é usar a CPMI para atacar os delatores da JBS e o procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Temer é o principal alvo da delação da JBS.

"Essa CPI é chapa branca para fazer o que o Palácio do Planalto quer. Estou envergonhado pelo senhor ter ido ao Palácio e ter indicado o maior representante do governo aqui", afirmou Alencar ao presidente da comissão, senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), que se encontrou com Temer no fim de semana no Palácio do Jaburu. O senador tucano, no entanto, negou que o assunto tratado tenha sido a CPI.

A saída de Alencar é a segunda baixa na comissão. O senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) também havia deixado a CPI mais cedo por causa da escolha de Marun. "Esta comissão não pode ser ajuste de contas. Isto deforma o sentido da investigação", disse Ferraço ao justificar a saída.

Na pauta da reunião desta terça-feira da CPI estão a convocação dos delatores da JBS, além do ex-procurador Marcello Miller, suspeito de ter orientado o acordo de delação enquanto ainda atuava na Procuradoria-Geral da República.

Acompanhe tudo sobre:CPIGoverno TemerJBSMDB – Movimento Democrático BrasileiroMichel TemerPolítica no BrasilPolíticos brasileiros

Mais de Brasil

Ministro da Defesa busca recursos para Forças Armadas, enquanto governo discute bloqueio de gastos

Governo cria sistema de emissão de carteira nacional da pessoa com TEA

Governo de SP usará drones para estimar número de morte de peixes após contaminação de rios

Mais na Exame