Exame Logo

Os paulistanos que terão de provar o seu valor em 2013

Enfrentar novos desafios, expandir seus negócios ou até recuperar danos de 2012. Confira paulistanos que vão ter de mostrar a que vieram em 2013

Abilio Diniz, empresário (Raul Junior/EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 25 de janeiro de 2013 às 16h17.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h46.

O empresário (e bilionário) brasileiro, normalmente associado ao Pão de Açúcar, concretizou a venda de 1,5 bilhão de reais em ações da varejista no início do ano.  O dinheiro deve ser destinado à compra de papeis da Brasil Foods. Diniz chega ao grupo com uma série de desafios para enfrentar: há disputa entre os sócios, que desejam mudança de rumos nas operações.
  • 2. Criolo, rapper

    2 /21(Wikimedia Commons)

  • Veja também

    Sua música de protesto trouxe fama ao paulistano, que chegou a ganhar o prêmio de Música do Ano por "Não existe amor em SP" no Video Music Brasil de 2011. No fim do ano passado, Criolo foi apresentado ao mundo na série "Latam Beats", da BBC. Agora, o desafio do rapper é consolidar sua música fora do Brasil. Por aqui, ele já tem shows marcados para 2013, inclusive no aniversário de São Paulo, quando vai cantar ao lado do rapper Emicida no Vale do Anhangabaú.
  • 3. Fernando Meirelles, cineasta

    3 /21(Reinaldo Canato/Contigo)

  • O cineasta paulistano ganhou notoriedade internacional com o longa Cidade de Deus (2002), quando foi indicado ao Oscar de melhor diretor. Depois disso, ele chegou a dirigir alguns filmes estrangeiros que foram sucesso de crítica, como O Jardineiro Fiel. Seu último filme, 360, que foi lançado em 2012, não fez tanto sucesso nem de público nem com a crítica (mesmo com o elenco estelar). Em 2013, o diretor anunciou seu novo projeto: o filme Rio, Eu Te Amo, da franquia "Cidades do Amor". A série de filmes já teve sucessos como Paris Je T'aime e New York, I Love You.
  • 4. José Serra, político

    4 /21(Valter Campanato/ABr)

    O político PSDBista já foi prefeito e governador de São Paulo, mas perdeu as recentes eleições municipais para um candidato estreando no mundo eleitoral e que levantava a bandeira da mudança e da novidade.  Em 2014, Alckmin vai tentar a reeleição para o governo do estado pelo PSDB, resta saber se o candidato à presidência será Serra, que já perdeu para Dilma Rousseff em 2010 e para Lula em 2002. 2013 será um ano de definições para o político, que considera até sair do partido.
  • 5. Fernando Okumura, fundador da Kekanto

    5 /21(Germano Lüders/EXAME.com)

    Em 2010, Fernando Okumura fundou a startup Kekanto, uma comunidade de pessoas que compartilham opiniões sobre serviços e locais das cidades, além de promover encontros. 2012 foi um excelente ano para a empresa, que alcançou 10 milhões de pageviews e 620 mil usuários cadastrados. Para 2013, o desafio é dobrar esses números, levar a plataforma para outros países (ela já existe países da América Latina e, mais recentemente, Canadá, Itália e Estados Unidos), ampliar a oferta de conteúdo e desenvolver novos serviços.
  • 6. Rita Lee, cantora

    6 /21(Divulgação/Veja SP)

    Rita Lee tem uma carreira de nada menos de 50 anos e mais de 65 milhões de discos vendidos. Em 2012, ela anunciou sua aposentadoria dos palcos em um show que gerou polêmica: a cantora se revoltou contra uma ação policial que julgou agressiva com seu público. Depois da apresentação, ela teve de comparecer à delegacia. Em 2013, a cantora volta aos palcos e planeja uma turnê dos 50 anos de sua carreira.
  • 7. Rodrigo Faro, apresentador

    7 /21(Marcelo Palhais/Contigo)

    Ano passado, Rodrigo Faro venceu o Troféu Imprensa de melhor apresentador ou animador de TV. O ator, que comanda o reality show A Fazenda de Verão, da Rede Record vai ter de lutar contra a tendência de queda de audiência dos reality shows em 2013.
  • 8. Lucas, jogador de futebol

    8 /21(RENATO PIZZUTTO / PLACAR)

    Lucas foi destaque no São Paulo, clube com o qual foi campeão da Copa Sul-Americana em 2012. Sua última partida foi justamente a final. Depois disso, ele foi vendido para o Paris Saint Germain, na França, e agora vai ter que provar seu valor em palcos europeus, onde a competitividade é alta. Não só isso, mas o jogador está na lista de convocados do treinador Felipão para a seleção brasileira. 2013 é ano de Copa das Confederações no Brasil, país que também será sede da Copa do Mundo no ano que vem.
  • 9. Juliana Rojas, cineasta

    9 /21(Luciana Tancredo)

    Em 2012, Juliana Rojas exibiu um filme seu no prestigiado Festival de Cannes pela quarta vez. Depois de O Lençol Branco (2004), Um Ramo (2007) e Trabalhar Cansa (2011), a paulistana fez sucesso com O Duplo. Agora, a roteirista e diretora recebe uma oportunidade do próprio Festival. O seu mais recente projeto, intitulado As Boas Maneiras, e feito em parceria com Marco Dutra, foi escolhido para ter o roteiro desenvolvido dentro do programa de residência do Festival de Cannes.
  • 10. Rodrigo Oliveira, chef do Mocotó

    10 /21(Marcelo Fontes / Contigo)

    Ano passado foi um grande ano para o chef responsável pelo restaurante Mocotó: ele começou as reformas para criar o Mocotó Café e ainda ganhou o prêmio de chef do ano.  Em 2013 ele precisa mostrar a que veio e consolidar seus novos empreendimentos. O chef e dono do restaurante ainda tem planos para novas expansões.
  • 11. Pedro Herz, dono da Livraria Cultura

    11 /21(Germano Lüders)

    Pedro Herz expandiu a pequena livraria fundada por sua mãe de maneira impressionante: o faturamento da Livraria Cultura supera os 340 milhões de reais anuais. Agora, o diretor-presidente do conselho de administração precisa lidar com os desafios de expandir sua rede, manter o atendimento online atualizado e - especialmente com a vinda do Kindle da Amazon para o Brasil - lidar com o crescente mercado de e-books.
  • 12. Paulo Nobre, presidente do Palmeiras

    12 /21(Divulgação)

    O clube Palmeiras, um dos mais tradicionais paulistanos, passou por um ano difícil, com escândalos na diretoria e o rebaixamento para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Paulo Nobre foi eleito presidente do Palmeiras em um momento delicado e as atenções (e esperanças) estão todas nele, que é o segundo presidente mais jovem que o clube já teve.
  • 13. Cláudia Costin, secretária de Educação do RJ

    13 /21(André Valentim/INFO Exame)

    Cláudia Costin já foi ministra da Administração e Reforma do Estado durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso e, mais recentemente, atuava como secretária de Educação do município do Rio de Janeiro quando foi convidada pelo ministro Aloizio Mercadante para tomar o cargo de secretária da educação básica do MEC. O convite gerou protestos e manifestações de professores que julgavam a administradora paulistana muito "liberal e privatizante". Costin recusou o convite e permaneceu no Rio, onde começa o ano de 2013 com uma carta de apoio ao seu trabalho.
  • 14. Muricy, técnico do Santos

    14 /21(Renato Pizzuto/Placar)

    Ano passado, Muricy Ramalho e o Santos ganharam apenas um grande torneio, o Campeonato Paulista (e em um ano que o Palmeiras foi rebaixado no campeonato brasileiro, o Corinthians foi campeão da Libertadores e do Mundial e o São Paulo concentrava seus esforços em ganhar a Copa Sul-Americana).  O resultado ruim em 2012 levou a acertos na renovação do contrato do técnico, que havia dito que só permaneceria no clube se o astro Neymar também ficasse: seu salário não é dos maiores, mas as recompensas financeiras são altas para cada título que ele conquistar. Agora ele tem de mostrar que sabe ser campeão.
  • 15. Marta Suplicy, ministra da Cultura

    15 /21(José Cruz/Agência Brasil)

    Marta Suplicy assumiu o cargo de ministra da Cultura logo após manifestar apoio à candidatura de Haddad em São Paulo. O PT nega relação entre os dois eventos, mas Marta já começou seu trabalho de maneira polêmica. Em 2013, será instituído o vale cultura, que também está envolto em polêmicas. A lei afirma que funcionários que ganhem um teto salarial de três salários mínimos e trabalhem em empresas que aderiram ao programa terão direito a 50 reais para serem gastos em cultura. Até em "revista porcaria", segundo afirmou a ministra.
  • 16. Chef Alex Atala

    16 /21(LIGIA SKOWRONSKI)

    Ele é conhecido como o melhor chef brasileiro e faz sucesso no exterior. Seu restaurante, o D.O.M., foi considerado o 4º melhor do mundo. Em 2013, ele vai investir em um novo negócio. Junto com Facundo Guerra, empresário que administra quatro casas noturnas em São Paulo, como o Lions Nightclub, ele vai abrir um bar, na esquina da rua Consolação com a avenida Paulista, zona central da cidade de São Paulo e uma das mais movimentadas da capital. O lugar é onde funcionava o simbólico e extinto bar Riviera, tradicional ponto de encontro de militantes de esquerda.
  • 17. Felipe Massa, piloto de Fórmula 1

    17 /21(REUTERS / Max Rossi)

    Felipe Massa corre pela Scuderia Ferrari, uma das maiores vencedoras da Fórmula 1. Na temporada passada, ele começou muito mal nas corridas e teve sua vaga na Scuderia ameaçada. Com uma considerável melhora no segundo semestre, ele conseguiu renovar seu contrato com os italianos, mas 2013 vai ser determinante para sua carreira.
  • 18. Duílio Calciolari, empresário

    18 /21(Divulgação)

    O empresário Duílio Calciolari foi um dos responsáveis por uma grande reforma na Gafisa, para reverter os prejuízos sofridos após diversos trimestres de perdas decorrentes principalmente da Tenda, unidade voltada ao segmento econômico. No último trimestre de 2012 a empresa voltou a lucrar e ensaiar uma recuperação (apesar do resultado ter sido abaixo do esperado por analistas), mas 2013 será um ano de provação para a Gafisa.
  • 19. Alexandre Padilha, ministro da Saúde

    19 /21(Elza Fiúza/Abr)

    O médico paulistano é ministro da Saúde desde o início de 2011. Após a candidatura de Haddad, ex-ministro da Educação e também inexperiente em cargos eleitorais, aumentou o comentário de que Padilha seria o candidato de Lula para o governo de São Paulo em 2014. Apesar de já ter negado a suposta candidatura antecipada, o ministro é um nome forte no PT, especialmente se receber o apoio do ex-presidente. 2013 será um ano chave caso Padilha de fato tente enfrentar o governador Geraldo Alckmin (PSDB), que vai tentar a reeleição em um estado governado pelo PSDB desde 1995.
  • 20. Alice Braga, atriz

    20 /21(Reginaldo Teixeira)

    A atriz brasileira chamou atenção do mundo por sua performance em Cidade de Deus (2002). A atriz chegou a Hollywood em grandes produções, como Eu sou a Lenda (2007), em que atuou com Will Smith ou clássicos como Na Estrada (2012), que foi dirigido pelo brasileiro Walter Salles. Em 2013, ela vai contracenar com Jodie Foster e Matt Damon em Elysium, um épico de ficção científica do mesmo diretor de Distrito 9.
  • 21. Agora, veja os números incríveis de São Paulo

    21 /21(Antonio Milena)

  • Acompanhe tudo sobre:ArtistasCelebridadescidades-brasileirasEmpresáriosMetrópoles globaissao-paulo

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Brasil

    Mais na Exame