Brasil

Operação combate fraude em importações no Galeão

Os fraudadores se utilizavam de uma grande empresa multinacional, importando fraudulentamente em seu nome


	Galeão: mais de 330 toneladas de mercadorias estrangeiras foram importadas por via aérea e desembaraçadas no aeroporto
 (David Silverman/Getty Images)

Galeão: mais de 330 toneladas de mercadorias estrangeiras foram importadas por via aérea e desembaraçadas no aeroporto (David Silverman/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de novembro de 2014 às 10h50.

Priorizar nos meus resultados Google

Brasília - Receita Federal, Polícia Federal e Ministério Público Federal deflagraram nesta quinta-feira, 13, operação para combater grupo responsável pela entrada irregular de mercadorias estrangeiras pelo Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro Antônio Carlos Jobim (Galeão).

Segundo nota da Receita, os fraudadores se utilizavam de uma grande empresa multinacional, importando fraudulentamente em seu nome e contando com a participação de despachantes por ela contratados, de forma a burlar o controle de risco praticado pela Administração Aduaneira.

Pela operação, intitulada Forésia, estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão em residências e empresas relacionadas ao grupo que, ao longo de mais de dois anos, foi responsável pela entrada irregular de mais de 330 toneladas de mercadorias estrangeiras, importadas por via aérea e desembaraçadas no Aeroporto do Galeão.

As ações ocorrem no Rio de Janeiro e em São Paulo e buscam a obtenção de provas complementares de participação, modo de funcionamento e destinação dos valores obtidos com o ilícito que possa configurar o crime de lavagem de dinheiro. Participam da operação 12 servidores da Receita e cerca de 24 policiais federais.

A Receita explica que o nome da operação decorre de conceito da Biologia forésia ou foresia, que significa a associação entre indivíduos de espécies diferentes em que um se utiliza do outro para transporte, sem parasitismo.

Acompanhe tudo sobre:Rio de Janeirocidades-brasileirasMetrópoles globaisReceita FederalPolícia Federal

Mais de Brasil

Fachin pede a Mendonça que retire o sigilo de todos os processos do caso Master

'No meu governo, não tem essa de ficar discutindo ajuste fiscal. Eu faço na prática', diz Lula

Lula diz que pediu para Fachin abrir sigilo de 'todo mundo' para colocar 'ordem na casa'

Pesquisa AtlasIntel: Mitidieri tem 41,3% e Valmir, 34,2%, no 1º turno em Sergipe