- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
Onda de calor: governo de SP distribui água de graça nas ruas da capital
A ação é promovida pela Defesa Civil de SP e pela Sabesp em parceira com as Secretarias de Desenvolvimento Social e de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística
Modo escuro
Calor: Os agentes vão percorrer diversos pontos da capital onde há maior circulação de pessoas (Jorge Araujo/Fotos Públicas)

Publicado em 20 de setembro de 2023 às, 16h41.
O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira, 20, que vai distribuir água potável em locais de grande circulação na capital paulista para atendimento a pessoas em situação de rua e ao público mais vulnerável a altas temperaturas e baixa umidade do ar, como idosos e crianças. A ação é promovida pela Defesa Civil de SP e pela Sabesp em parceira com as Secretarias de Desenvolvimento Social e de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística.
A medida vai seguir até domingo, 24, devido à forte onda de calor que atinge a cidade. Em outras regiões do estado, a Defesa Civil pode ser acionada para iniciativas similares. Uma massa de ar extremamente quente é a responsável por sol e altas temperaturas em grande parte do Brasil.
Os agentes vão percorrer diversos pontos da capital onde há maior circulação de pessoas, como a Praça da Sé, Theatro Municipal, Pateo do Collegio, Praça do Patriarca, Rua Santa Ifigênia, Rua Líbero Badaró, Largo do Café e Largo São Bento.
A distribuição de água à população será feita entre 11h e 15h, período do dia em que a combinação entre o calor excessivo e a baixa umidade causam mais problemas e exigem mais hidratação, segundo o governo do estado.
Nesta quarta, a ação será feita na Praça da Sé e no Teatro Municipal. Além de distribuir água envasada em copos descartáveis ficará disponível água potável em bebedouros, a população será orientada pela Defesa Civil com recomendações como manter hidratação constante, evitar a exposição direta ao sol nos horários mais críticos e umidificar ambientes fechados.
Calor recorde em SP
Meteorologistas apontam potencial de quebras de recordes de calor para o mês de setembro. O Centro Gerenciamento de Emergências (CGE) emitiu alerta climático com previsão de máxima de 37°C na na cidade de São Paulo, estimativa recorde para este ano. Ao mesmo tempo, a umidade relativa do ar poderá ficar abaixo de 30% e causar prejuízos à saúde.
Créditos
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Com itens personalizados, Tramontina usa expertise para aproveitar alta dos presentes de fim de ano
Suvinil investe para criar embalagens e produtos mais sustentáveis
Inovação em nuvem e IA: a aposta da Huawei Cloud para o Brasil
Poupança, CDB ou conta que rende? O que especialistas dizem sobre as aplicações
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.