Brasil

Odebrecht passa; Delgado dentro…

Odebrecht homologada A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, homologou na manhã desta segunda-feira as 77 delações premiadas de executivos da Odebrecht. Na prática, a decisão confere validade jurídica aos depoimentos dos investigados e ao acordo fechado com o Ministério Público. A partir de agora, as informações vão poder ser usadas pelos procuradores […]

CÁRMEN LÚCIA: a presidente do Supremo Tribunal Federal homologou as 77 delações de executivos e ex-executivos da Odebrecht / Antonio Cruz/Agência Brasil

CÁRMEN LÚCIA: a presidente do Supremo Tribunal Federal homologou as 77 delações de executivos e ex-executivos da Odebrecht / Antonio Cruz/Agência Brasil

DR

Da Redação

Publicado em 30 de janeiro de 2017 às 17h51.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h02.

Odebrecht homologada

A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, homologou na manhã desta segunda-feira as 77 delações premiadas de executivos da Odebrecht. Na prática, a decisão confere validade jurídica aos depoimentos dos investigados e ao acordo fechado com o Ministério Público. A partir de agora, as informações vão poder ser usadas pelos procuradores para continuar o processo e aprofundar as investigações. Assim que enviou ao sistema do Supremo Tribunal Federal a homologação, Cármen Lúcia ligou para o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para avisar do fato e dizer que enviaria os depoimentos ainda hoje à procuradoria. Com a morte de Teori Zavascki, ficou a dúvida se a homologação seria feita pela presidente do Supremo ou pelo novo relator do caso, mas, como o Judiciário ainda está em recesso, a ministra resolveu dar logo prosseguimento ao caso. Cármen Lúcia preferiu não tornar público o conteúdo das delações, mesmo com a possibilidade de que isso acontecesse a partir de agora.

“Fez o que deveria fazer”

Em Floresta, no sertão do Pernambuco, onde participava da inauguração de uma estação de bombeamento de água do rio São Francisco, o presidente Michel Temer disse que a ministra Cármen Lúcia “fez o que deveria fazer” ao homologar a delação premiada de executivos da Odebrecht. “Olhe, eu acho que a ministra, presidente Cármen Lúcia, até tinha pré-anunciado que muito possivelmente entre hoje e amanhã faria a homologação. Acho que ela fez o que deveria fazer e nesse sentido fez corretamente”, disse. Em apenas uma das delações, de Cláudio Melo Filho, Michel Temer foi citado 43 vezes.

Delgado na disputa

Mesmo sem apoio do próprio partido, o PSB, o deputado federal Júlio Delgado (MG) anunciou nesta segunda-feira sua candidatura à presidência da Câmara. A eleição será na próxima quinta-feira 2. Delgado entrou na disputa com o atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), Jovair Arantes (PTB-GO) e André Figueiredo (PDT-CE), o único da oposição até o momento. Rogério Rosso (PSD-DF) também disse nesta terça-feira que está retomando sua candidatura, suspensa na última semana. O PSOL também deve lançar um candidato para o cargo, ainda a ser definido.

Ação contra Maia

Juntamente com o anúncio de que concorrerá à presidência da Câmara, Delgado afirmou ter entrado com um mandato de segurança no Supremo Tribunal Federal pedindo o impedimento da candidatura de Maia. Existem dúvidas em relação à viabilidade de o atual presidente concorrer ao cargo, visto que a reeleição é vedada numa mesma legislatura, mas Maia alega que, por ter sido eleito para um mandato-tampão (substituiu Eduardo Cunha), teria direito a concorrer novamente. Também assinaram a petição os outros postulantes ao cargo.

Até geladeiras

Na varredura feita na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, em Boa Vista, Roraima, o Exército encontrou armas, drogas, aparelhos de TV e até geladeiras. O presídio foi o local onde uma rebelião deixou 33 presos mortos no início de janeiro. Foram encontrados 1,2 quilo de drogas, 56 aparelhos celulares, 136 armas brancas, um micro-ondas e 61 geladeiras. O Exército fez a varredura juntamente com a Polícia Militar e homens da Secretaria de Justiça e Cidadania.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Brasil

Unimos uma frente ampla contra uma ameaça maior, diz Nunes ao oficializar candidatura em SP

Após ser preterido por Bolsonaro, Salles se filia ao partido Novo de olho em 2026

Governo Lula é aprovado por 35% e reprovado por 33%, aponta pesquisa Datafolha

Vendavais podem atingir grande parte do Nordeste e Sul; veja previsão

Mais na Exame