Brasil

O que se sabe sobre o avião com servidores públicos que desapareceu no Paraná

A aeronave Piper Arrow decolou do aeroporto de Umuarama, no interior do Estado, às 7h50 desta segunda-feira com destino a Paranaguá, no litoral, mas não chegou ao local

Serra do Mar do Paraná: buscas estão sendo concentradas em um região conhecida como São Leopoldo, cercada por Mata Atlântica.  (BPMOA/Divulgação)

Serra do Mar do Paraná: buscas estão sendo concentradas em um região conhecida como São Leopoldo, cercada por Mata Atlântica. (BPMOA/Divulgação)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 4 de julho de 2023 às 08h13.

Um avião de pequeno porte com dois servidores do Estado do Paraná entre os passageiros está desaparecido desde a manhã desta segunda-feira, 3. A aeronave Piper Arrow, modelo PA-28R-200, decolou do aeroporto de Umuarama, no interior do Estado, às 7h50 com destino a Paranaguá, no litoral, mas não chegou ao local.

Buscas sem sucesso

Em nota, o governo do Paraná informou que, assim que soube que o avião saiu da rota e não chegou ao seu destino, foram realizadas buscas em apoio ao Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta), com helicópteros do Batalhão de Operações Aéreas e da Casa Militar, mas nada foi localizado.

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que o Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico (Salvaero), unidade responsável por coordenar as operações de buscas aéreas na região, foi notificado sobre o desaparecimento da aeronave no início da tarde. Às 16h30, um avião SC-105 Amazonas, do Segundo Esquadrão do 10º Grupo de Aviação, decolou de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, para atuar nas buscas.

Ainda de acordo com o governo do Paraná, o Corpo de Bombeiros iniciou o trabalho de buscas por terra na Serra do Mar. O governo do Estado também deixou à disposição helicópteros da Casa Militar, do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas e do Corpo de Bombeiros para continuar as buscas nesta terça-feira, 4.

"Após recebermos informação de que aeronave não realizou o pouso planejado, o órgão responsável pela investigação, SERIPA V (Órgão Regional do CENIPA - Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), foi imediatamente informado e está procedendo às investigações e procedimentos previstos", afirmou, em nota, a Infracea Aeroportos, administradora do aeroporto de Umuarama.

Acompanhe tudo sobre:Paranáacidentes-de-aviao

Mais de Brasil

Governos preparam contratos de PPPs para enfrentar eventos climáticos extremos

Há espaço na política para uma mulher de voz mansa e que leva as coisas a sério, diz Tabata Amaral

Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pode sofrer após indiciamento de Valdermar

As 10 melhores rodovias do Brasil em 2024, segundo a CNT